Apesar de parecer que faz pouco tempo que a Atlus vem investindo mais no “Shin Megami Tensei-verso”, não é bem assim que acontece. SMT sempre foi a franquia número 1 do estúdio e, desde os primórdios, já haviam outras séries paralelas além da mais famosa delas, Persona. No review de hoje, precisamos destacar o jogo Devil Summoner, que fez sua estreia em 1995 e acabou originando outro spin-off: Devil Summoner: Raidou Kuzunoha vs. the Soulless Army.
Originalmente lançado em 2006 exclusivamente para PS2, o jogo do Raidou permaneceu esquecido no tempo por quase 20 anos. Somente agora que a Atlus decidiu reviver o personagem em RAIDOU Remastered: The Mystery of the Soulless Army, uma versão remasterizada e modernizada deste clássico para lá de cult.
Investigação sobrenatural
Pense em RAIDOU Remastered: The Mystery of the Soulless Army como um Detective Pikachu ambientado no universo de Shin Megami Tensei. Com uma pegada totalmente diferente das demais séries da franquia, o jogo traz uma combinação inusitada de investigação com RPGs de ação – e o mais legal é que deu super certo!

Neste jogo encarnamos o jovem Raidou Kuzunoha XIV, um detetive recém-formado pelos Devil Summoners que é encarregado de investigar um misterioso caso de sequestro em Tóquio. Graças à sua conexão com o outro lado, Raidou consegue utilizar personas e enxergar elementos sobrenaturais, assim como todos os protagonistas da franquia.
Na maior parte do tempo, estaremos seguindo a clássica premissa dos jogos de detetive: você procura por pistas, interroga suspeitos e cria teorias com suas novas descobertas. Particularmente, é um gameplay que me agrada, mas é fato que o de Raidou Remastered é um tanto arcaico e pouco instigante.
Tudo é muito simples e linear, mais uma vez remetendo a Detective Pikachu – que foi feito para crianças, então é compreensível! Acredito que muito disso se deve ao level design mais arcaico, mas infelizmente acaba sendo um ponto negativo, dada a temática sombria do jogo. Para quem está acostumado com Persona e SMT, a trama fica no meio-termo entre as duas séries: nem tão pesada quanto SMT, mas mais pesada que a de Persona.

A boa notícia é que dessa vez todos os diálogos estão dublados com voz, então você não vai precisar ler toneladas de conversas como era no clássico. Obrigado Atlus!
Mudança no combate
Nos intervalos das suas investigações, você provavelmente vai estar enfrentando demônios hostis no mano a mano. Fugindo dos padrões da franquia, o combate de RAIDOU Remastered: The Mystery of the Soulless Army traz um gameplay focado em ação, mas ainda mantendo o auxílio das nossas personas (que aqui também são chamadas de demônios).

O combate é bem divertido e estratégico, não consistindo apenas em um esmaga botões infinito. O jogo te força a explorar fraquezas elementais na maior parte do tempo, assim como fazer bom proveito dos seus aliados sobrenaturais. A fusão de personas também está presente aqui, nos permitindo criar novas entidades pelo preço de duas. Quem já está familiarizado com SMT ou Persona não terá problemas nessa parte.
Contudo, o combate também trouxe novidades. Para começar, não existem mais batalhas aleatórias, o que é ótimo! Sempre que uma luta se inicia, somos transportados para uma pequena arena; no original, a câmera das batalhas era fixa, mas neste remaster a Atlus nos deu liberdade para movê-la como desejar. Em suma, ficou parecido com a sequência do jogo, que talvez receba o mesmo tratamento remasterizado no futuro próximo.
No demais, o visual do jogo também recebeu uma repaginada, substituindo cenários pré-renderizados por backgrounds tridimensionais mais imersivos. Tudo foi devidamente adaptado para se encaixar dentro dos moldes do Full HD, mas se tratando de um jogo de PS2, algumas coisas são incorrigíveis. A movimentação dos personagens é um exemplo, deixando bem claro que estamos jogando algo de 20 anos atrás.

O review foi feito quase que inteiramente no Switch 1, mas ainda tive a oportunidade de jogar o finalzinho no Switch 2. No primeiro console, o jogo tem um framerate variável de 30 a 60 fps, rodando em 720p em modo portátil e 1080p dockado. A versão de Switch 2 estabiliza tudo isso em 1080p e 60 fps em qualquer modo, mas infelizmente não é possível simplesmente comprar um upgrade, caso sua versão seja do Switch 1.
Dito isso, certifique-se de comprar a versão do Switch 2, caso você pretenda jogá-lo em sua melhor forma na plataforma da Nintendo. RAIDOU Remastered: The Mystery of the Soulless Army certamente merece essa chance de brilhar e todos os fãs do universo de Shin Megami Tensei precisam experimentá-lo. Espero que a Atlus não se esqueça do segundo jogo – pois quanto mais SMT, melhor!