A review de Mortal Kombat 1 foi realizada por uma cópia disponibilizada pela Warner Bros. Games.
Os mesmos problemas
A expansão Reina o Kaos de Mortal Kombat traz novidades para a franquia, mas também destaca algumas limitações. Um ponto importante a ser mencionado é o sistema Kameo, que até hoje não entendo a tal “originalidade” sendo que jogos antigos já faziam isso.
Embora ainda existam aspectos positivos, como sua contribuição para os mix-ups (variações de golpes), o sistema adiciona uma complexidade que prejudica a experiência visual e de jogabilidade. Muitos jogadores preferem o combate tradicional 1 contra 1, e a inclusão de personagens auxiliares acaba gerando confusão visual e problemas na detecção de golpes, o que pode ser cansativo após um tempo. Além do fato de personagens Kameos poderem ser usados apenas como “kameos” sem importância.
Além do fraco sistema Kameo, um dos aspectos mais criticados da expansão Reina o Kaos é a implementação de microtransações, algo que foi bastante criticado no jogo base também. Essas práticas acabam prejudicando a experiência de jogo, afetando a percepção geral do título.
Um banho de sangue
Se há algo que Mortal Kombat 1 faz com excelência, é entregar uma experiência visual e sonora de tirar o fôlego. A expansão Reina o Kaos mantém essa qualidade, com áudio imersivo e visuais impressionantes.
Em cada luta, seja ela jogada ou assistida, é possível sentir o impacto e o peso dos golpes, elementos que são uma marca registrada da franquia. Esses detalhes técnicos reforçam o porquê de Mortal Kombat ser considerado um dos melhores jogos de luta do mercado.
Enredo repetitivo, mas divertido
Apesar de a expansão ser tecnicamente bem produzida, com excelente animação, atuação e coreografia, a história de Reina o Kaos deixa a desejar. O enredo parece repetitivo em relação à campanha principal, o que a torna um pouco redundante. Embora a narrativa seja divertida e tenha momentos leves, com piadas e referências ao universo do jogo, muitas delas não têm o impacto esperado, e as referências podem parecer forçadas em alguns momentos.
Ainda assim, a forma como a lore do jogo e as origens dos personagens são integradas a este novo universo reformulado é um ponto positivo. Mesmo que os fãs conheçam o destino de certos personagens, a maneira como os eventos são retrabalhados nesta expansão mantém o interesse e a curiosidade em continuar com a história.
Novos personagens e antagonistas
A principal novidade de Reina o Kaos é a introdução de três novos personagens jogáveis: Cyrax, Sektor e Noob Saibot. Além disso, o vilão da expansão é Khaos Havik, que pode ser comparado a Kang, o Conquistador, da Marvel, com a missão de espalhar o caos e controlar o tempo por meio dos poderes únicos de Geras. Embora Havik seja um personagem interessante, com momentos grotescos e divertidos, sua caracterização poderia ter sido mais explorada para deixar o enredo ainda mais envolvente.
Os novos personagens, Cyrax e Sektor, passaram por uma grande reformulação visual. Não são mais os clássicos ciborgues predadores, mas sim exoesqueletos. A releitura de ambos os personagens foi bastante interessante, embora fique óbvia a Marverização no redesing.
Vale ressaltar que novos personagens convidados também virão no decorrer do tempo, Ghostface, Conan e T100 (de Exterminador do Futuro 2).
A Volta das Animalities
Além dos novos personagens, a outra grande novidade é a volta dos Animalities, um elemento Klássico da franquia que permite aos personagens se transformarem em animais para derrotar seus oponentes no final de cada luta.
Esse recurso traz uma dose de nostalgia e diversão, principalmente para os fãs de longa data. Proporcionando momentos bastante cômicos e impactantes.
Considerações finais
Em resumo, Reina o Kaos é uma expansão que, embora ofereça diversão e novidades, ainda traz os mesmos problemas de Mortal Kombat 1. Os aspectos técnicos continuam excelentes, e os fãs da franquia encontrarão muitos elementos familiares e nostálgicos para se entreter. No entanto, o excesso de microtransações em um jogo pago atrapalha a experiência.
Distribuidora: Warner Bros. Games
Desenvolvedora: NetherRealm Studios
Gênero: Luta
Disponível para: PlayStation 5, Xbox Series S/X, PCs e Nintendo Switch
Data de lançamento inicial: 14 de setembro de 2024