O próximo jogo da Bungie, Marathon, supostamente foi adiado após toda sua campanha de marketing ter sido cancelada pela Sony. A informação veio do podcast Sacred Symbols+, indicando que possivelmente não veremos o título ser lançado em setembro.
Marathon tem tido um desenvolvimento turbulento e rodeado de polêmicas. Diversas denúncias anônimas alegam que a liderança do projeto é tóxica e que muitos devs não estão satisfeitos com o jogo. Supostamente, os profissionais envolvidos chegaram a alertar seus superiores a respeito de problemas que poderiam ser otimizados com algumas mudanças, mas foram completamente ignorados.
O jogo também se envolveu em uma polêmica relacionada a roubo de arte, em que foi utilizado (sem autorização) o trabalho do artista independente ANTIREAL em uma textura. A Bungie se pronunciou a respeito do assunto e pediu desculpas de antemão, se prontificando a investigar o ocorrido – mas obviamente, os danos já estavam feitos.
Por fim, a recepção de Marathon em seus testes Alpha fechados não foi das melhores, o que certamente afetou os planos de lançá-lo em setembro. A Sony ainda não confirmou se o jogo realmente será adiado, mas as chances do rumor se provar real são altas.
Marathon é um jogo de serviço baseado no formato PvPvE. O projeto faz parte do seleto grupo de live service games que não foi cancelado pela Sony após o grande fracasso de Concord. A publisher claramente tem sido mais cautelosa com o gênero desde que levou esse prejuízo multimilionário.