A review de Dragon’s Dogma 2 foi realizada com uma cópia cedida pela Capcom
Dragon’s Dogma 2 marca o retorno à épica saga dos dragões da Capcom, expandindo o universo estabelecido pelo RPG original de 2013. Através de uma jogabilidade intensa e envolvente, o jogo é uma evolução notável de seu antecessor, mas o que já era de se esperar, não é mesmo?
A narrativa de Dragon’s Dogma 2 se desenrola em Vermund, onde uma festa é abruptamente interrompida por eventos misteriosos. O protagonista, agora o novo Arisen, que no Brasil foi adaptado para Nascen, é convocado para enfrentar uma ameaça emergente causada por uma Medusa em uma pedreira. Junto com o aliado Rook, o Nascen aproveita o caos para fugir montado em um grifo, mas a fuga é interrompida por um ataque de balista, lançando-os ao chão e iniciando assim sua jornada.
Nesta jornada, o Nascen embarca em uma missão para deter um dragão eterno que ameaça a existência do mundo. Recrutando Peões, seres humanóides dedicados a auxiliar os Nascen em sua missão, eles enfrentam diversos desafios na forma de bestas míticas. Essa aventura épica promete uma experiência emocionante e repleta de perigos, deixando os jogadores ansiosos para descobrir o desfecho dessa jornada, mas não é bom ficar tão empolgado.
Uma evolução bem vinda, mas poderia ser melhor
Dragon’s Dogma 2 apresenta melhorias significativas em sua estética e mecânica em relação ao jogo original. Utilizando o motor RE Engine, os mesmos utilizados nos últimos jogos da Capcom,, o jogo oferece gráficos aprimorados e uma experiência de criação de personagem mais detalhada, permitindo até mesmo simular personagens do mundo real. Além disso, os detalhes dos monstros, como o antagonista Grigori, foram aprimorados, tornando-os mais ameaçadores e realistas.
Novas raças, como os Beastren, foram introduzidas, oferecendo mais opções de personalização para os jogadores. A interface do usuário também foi aprimorada, com melhorias na organização das legendas e a adição de um guia de receitas para facilitar a criação de itens. A mecânica de peso continua a ser um fator importante, afetando a resistência do personagem, enquanto novas formas de utilizar alimentos, como reaproveitar alimentos estragados para criar outros itens, foram adicionadas.
Além das melhorias visuais e de jogabilidade, Dragon’s Dogma 2 introduz novas classes de personagens e habilidades, oferecendo uma gama mais ampla de opções para os jogadores explorarem. As novas classes, como Spearhand, trazem novas habilidades e estratégias de combate.
Embora as melhorias gráficas sejam relativamente boas, ainda está muito aquém do que a atual geração pode oferecer. Os mapas são simplórios e genéricos, retirados de qualquer cenário de fantasia medieval, além NPCS sem muita criatividade, que andam pela cidade com um drawdistance de deixar um dono de Nintendo Switch orgulhoso de seu Pokémon Scarlet e Violet.
Os peões vão na frente… depende
Dragon’s Dogma 2 trouxe diversas melhorias para os peões, os fiéis companheiros do jogador dentro do jogo. Estes aliados, que podem ser criados e contratados através de Riftstones, agora apresentam uma gama expandida de funções e interações. Os jogadores podem visualizar informações cruciais sobre os peões, como sua vocação atual, conhecimento de missões e conjuntos de habilidades, facilitando a gestão da equipe durante as aventuras. Quando um peão indica um destino com um ícone ou ponto de exclamação, o jogador pode optar por seguir suas orientações, agilizando a progressão do jogo.
Além disso, os peões agora têm a oportunidade de serem reconhecidos por seus feitos através de medalhas especiais, indicando triunfos como o número de monstros derrotados. Os jogadores também podem oferecer recompensas aos seus peões por suas realizações, o que faz cada um deles causarem experiências únicas.
As características dos peões não apenas influenciam as batalhas, mas também afetam sua linguagem e comportamento durante o jogo. Graças às suas especializações, os peões podem desempenhar funções nos bastidores para auxiliar nas missões, proporcionando momentos de interação memoráveis, como cumprimentar o jogador após uma batalha difícil.
Além disso, o sistema de missões foi aprimorado, você pode selecionar a missão desejada, mas nem sempre o jogo irá te indicar o local exato da missão. Além do mais, existem missões que não estão marcadas no mapa e que podem ser perdidas no decorrer do jogo se você não realizá-la o quanto antes. Isso deixa a dinâmica das missões secundárias mais urgente e até realista.
Além do mais, missões secundárias podem levar para eventos completamente aleatórios dentro do universo do jogo, o que incentiva a realização delas, além de melhorar o fator de diversão de Dragon’s Dogma 2.
Um vasto mundo para explorar
Dragon’s Dogma 2 proporciona uma experiência de jogo mais dinâmica e imersiva, onde a interação entre os peões e o mundo ao redor é aprimorada. Agora, os peões não são apenas observadores passivos, mas participam ativamente das batalhas e reagem ao ambiente conforme a ação se desenrola. Até mesmo outros NPCs se envolvem em combate.
A exploração em Dragon’s Dogma 2 é uma verdadeira aventura, com acampamentos oferecendo oportunidades para descansar, preparar refeições e fortalecer os personagens antes de continuar a jornada. Os jogadores são incentivados a explorar os cantos e recantos do mundo do jogo, onde cada caverna e masmorra oferece desafios únicos e emocionantes, mesmo com um mapa fraco em originalidade e cores mais saturadas.
O Dogma tá com problemas
Dragon’s Dogma 2 apresenta problemas semelhantes aos do jogo original, especialmente em relação à estabilidade de quadros durante as lutas intensas. Em consoles, é comum experimentar quedas significativas na taxa de quadros, especialmente durante batalhas com efeitos visuais intensos, como feitiços. Isso se torna particularmente perceptível durante a noite, quando o jogo luta para manter uma taxa de quadros constante de 30 quadros por segundo.
A falta de um recurso de priorização entre desempenho e qualidade gráfica torna difícil identificar a causa dessas quedas na taxa de quadros. Testes realizados no PS5 revelaram que esses problemas eram mais prevalentes ao amanhecer ou à noite. Além disso, certas interações com os peões podem se tornar repetitivas, e os diálogos podem variar dependendo dos personagens envolvidos, o que pode afetar a imersão do jogador. O sistema de salvamento também é criticado por sua falta de conveniência, exigindo salvamentos frequentes ou visitas a pousadas para evitar perdas de progresso.
Outros problemas incluem movimentos irregulares de peões e NPCs, ângulos de câmera inadequados durante as batalhas e até mesmo interações estranhas com NPCs enquanto o jogador controla a câmera. Além disso, alguns NPCs podem atacar aleatoriamente o protagonista durante certas missões, sem motivo aparente, comprometendo a coesão narrativa. A ausência de eventos Quick Time para situações de perigo e a falta de acesso ao armazenamento em lojas também são pontos negativos, prejudicando a experiência do jogador.
Considerações Finais
Embora deixe a desejar em aspectos mais técnicos, Dragon’s Dogma 2 aperfeiçoa a essência do jogo original, oferecendo uma mistura única de ação, exploração e escolhas significativas. Desde batalhas emocionantes até dilemas morais, a sequência promete uma experiência de jogo verdadeiramente imersiva e desafiadora, onde cada jogador pode forjar sua própria jornada épica.
Distribuidora: Capcom
Desenvolvedor: Capcom
Gênero: RPG, ação
Disponível para: PlayStation 5, Xbox Series X and Series S e PC.
Data de lançamento inicial: 21 de março de 2024