A Microsoft tem investido cada vez mais no seu slogan “Tudo é um Xbox”, deixando o futuro do console cada vez mais incerto. De acordo com Laura Fryer, ex-Microsoft e integrante da equipe original do Xbox, a empresa não está mais interessada em criar hardware, reforçando rumores que já circulam há um bom tempo.
“Obviamente, como uma das fundadoras do time Xbox, eu não estou contente com a forma como as coisas estão hoje. Não gosto de ver tudo de valor que ajudei a criar se desgastando lentamente. Estou triste porque, do meu ponto de vista, parece que o Xbox não deseja ou literalmente não pode comercializar mais hardware. Essa parceria [com a Asus, referente ao ROG Xbox Ally] é sobre uma retirada gradual do setor de hardware. Pessoalmente, acho que os consoles Xbox morreram” comentou Fryer.
A declaração está diretamente relacionada ao anúncio do primeiro portátil Xbox, fabricado em parceria com a Asus. Ela também se refere ao acordo entre Microsoft e AMD, visando o próximo console da marca.
A Microsoft já garantiu que está trabalhando em um novo Xbox, mas dado a estratégia de negócios da marca recentemente, não se sabe até quando eles vão insistir em lançar consoles. Em diversos países, o Xbox Series X deixou de ser comercializado oficialmente de forma precoce, inclusive no Brasil.
Fryer reconhece o sucesso de jogos como The Elder Scrolls 4: Oblivion Remastered e do serviço Xbox Game Pass, mas reforça que nada disso é suficiente para fazer com que as pessoas se interessem pela compra de um Xbox. Agora que seus jogos também estão sendo lançados no PS5, o incentivo é ainda menor.
Enquanto isso, a divisão Xbox segue sendo reestruturada de forma agressiva. Espera-se que um novo layoff atinja seu quadro de colaboradores ainda nesta semana, cortando mais centenas ou até milhares de profissionais.