Em seu último encontro com acionistas da Ubisoft, o CEO da publisher, Yves Guillemot, se pronunciou a respeito do fracasso comercial de Star Wars Outlaws. Segundo ele, as vendas baixas são um reflexo da reputação da marca, que se encontra em “águas turbulentas”.
“Outlaws foi lançado em uma época em que a marca à qual pertence estava em águas um pouco turbulentas” respondeu o CEO a um dos acionistas. A única informação de vendas sobre o jogo aponta que ele vendeu 1 milhão de cópias em seu primeiro mês, quantidade bem abaixo das expectativas para uma franquia tão popular.
A afirmação de Guillemot não está totalmente equivocada. Star Wars de fato vem passando por altos e baixos desde que a Disney adquiriu a franquia. O ponto mais crítico foi em 2019 com o lançamento do Episódio IX; desde então, as diversas séries lançadas no Disney+ tem dividido opiniões.
Contudo, o fracasso comercial de Outlaws não pode ser atribuído exclusivamente a essa questão. A Ubisoft vem de uma longa sequência de prejuízos, com diversos jogos AAA não se saindo bem em vendas, o que já reflete uma perda de confiança do público com a publisher.
Além disso, Star Wars Outlaws sofreu com muitos bugs, problemas de performance e questões relacionadas ao seu gameplay repetitivo, o que certamente afastou muitos jogadores no período de lançamento.
Hoje, Outlaws já se encontra em um estado muito melhor que o do lançamento – e inclusive está completo, com ambos os DLCs disponíveis. Um port para o Switch 2 também foi confirmado, com lançamento marcado para o dia 4 de setembro.