A Nintendo revelou que o Switch 2 possui uma configuração que pode estender a vida útil da bateria do console. Semelhante ao que temos nos smartphones há algum tempo, é possível configurar o console para que ele pare de carregar com 90% de carga.
As baterias de lítio, utilizadas na maioria esmagadora de dispositivos portáteis, costumam ter sua vida útil reduzida ao serem carregadas até o limite. Isso significa que, ao deixar que o console chegue em 100% de carga repetidas vezes, a bateria tende a enfraquecer mais rápido, consequentemente descarregando mais rápido.
Ao interromper o carregamento, você fica com menos bateria para utilizar naquele momento, mas garante que a bateria se manterá “saudável” por mais tempo. Esse é um recurso opcional, então aqueles que não desejam limitar sua carga máxima ainda podem utilizar o console da forma como preferir.
É claro que não se vê nenhum efeito imediato ou a médio prazo. A ideia de limitar a carga é um plano de conservação a longo prazo, pois leva aproximadamente dois anos para que a bateria comece a descarregar mais rápido (dependendo do quanto se usa o aparelho).
O Nintendo Switch 2 será lançado globalmente no dia 5 de junho.