Depois de mais de três anos de pedidos da comunidade, a Valve finalmente implementou um recurso muito aguardado no Steam Deck: a capacidade de continuar downloads de jogos e atualizações com a tela desligada, entrando em um modo de baixo consumo de energia.
Até agora, jogadores que iniciavam o download de um jogo no Steam Deck precisavam deixar a tela acesa e o dispositivo ativo até que o processo fosse concluído — caso o aparelho fosse colocado em modo de repouso ou a tela fosse tela, o download era pausado. O novo modo “display-off low-power download” muda isso: quando ativado, o dispositivo pode continuar a tarefa com a tela apagada e sem precisar ficar visível.
A atualização está disponível para os usuários que participam dos canais Beta e Preview do SteamOS e, segundo a Valve, será liberada para todos em breve. Por padrão, o modo entra automaticamente quando o Steam Deck está conectado à tomada. Aqueles que preferirem poderão habilitar a função também durante o uso com bateria – porém, se a carga ficar abaixo de 20%, o aparelho entrará em suspensão total para preservar a bateria.
Para ativar o recurso, basta iniciar um download, pressionar o botão de energia para exibir a opção “Continuar download com a tela desligada?” e aceitar. Quando ativado, o sistema entra em modo de baixo consumo; ainda será possível pressionar algum botão ou mover o dispositivo para exibir uma tela de status temporária do progresso do download.
Esta melhoria atende a uma das reclamações mais persistentes da comunidade Steam Deck — especialmente de usuários que tinham o hábito de deixar o aparelho fazendo downloads à noite e se incomodavam com a tela ligada, o consumo de energia ou até mesmo o risco de burn-in em painéis OLED.