A Sony entrou com uma ação legal contra a Tencent, acusando a gigante chinesa de plagiar sua franquia Horizon através do jogo Light of Motiram. A queixa foi protocolada em 25 de julho de 2025 no Tribunal Distrital do Norte da Califórnia, nos Estados Unidos, com pedidos de indenização e medidas cautelares.
Segundo a Sony, Light of Motiram reproduz elementos-chave dos jogos Horizon Zero Dawn e Forbidden West, como estética, ferramentas gráficas e trailer visualmente muito próximos dos originais. A empresa afirma que o título usa uma fonte no logotipo, paletas de cores, composições visuais e criaturas mecânicas extremamente similares aos vistos em Horizon.
O processo também menciona que a Tencent tentou negociar uma colaboração oficial com a Sony durante a Game Developers Conference 2024, se oferecendo para desenvolver um spin-off mobile da franquia Horizon. A proposta teria sido recusada pela Sony, que acredita que este também pode ser considerado um agravante da situação.
A solicitação legal inclui que a Tencent seja impedida de lançar ou promover o game, além de exigir até 150 mil dólares em danos estatutários para cada infração de patente.
Até o momento, a Tencent não se manifestou sobre o processo. Esse caso se junta a outros recentes da indústria, como a ação da Nintendo contra os desenvolvedores de Palworld, indicando que a conjuntura legal dos jogos está mais ativa do que nunca.
