A Microsoft emitiu declarações oficiais desmentindo rumores de que teria abandonado seus planos de desenvolvimento de novos consoles Xbox. A empresa reafirmou que continua investindo “ativamente” em futuros dispositivos de hardware projetados e fabricados pela divisão Xbox.
Segundo o Windows Central, os rumores de que o próximo console Xbox estaria sob ameaça de cancelamento são imprecisos. A Microsoft esclareceu que seus planos de hardware não estão em aberto — pelo contrário, há um compromisso firme com o desenvolvimento de novos consoles para a próxima geração.
Esse compromisso inclui uma parceria estratégica de vários anos com a AMD para o hardware de suas futuras plataformas — tanto para consoles domésticos quanto para portáteis.
Apesar do posicionamento oficial da Microsoft, há indicativos de que um projeto de portátil da Microsoft foi “essencialmente cancelado” após a AMD ter exigido um lote inicial de 10 milhões de unidades – risco que a Microsoft não quis assumir. Ainda assim, a companhia mantém planos para dispositivos portáteis, incluindo o Xbox Ally (produzido em parceria com ASUS) e outras iniciativas de hardware.
A incerteza começou a se espalhar após os diversos reajustes que a Microsoft tem feito mundo afora. Após aumentar os preços dos seus consoles nos Estados Unidos, a empresa trouxe mudanças significativas no Game Pass, que agora se tornou o serviço de assinatura de games mais caro do Brasil.