O aguardado novo romance da premiada autora sino-americana R.F. Kuang desembarca nas livrarias brasileiras em setembro pela Editora Intrínseca, apenas uma semana após seu lançamento nos Estados Unidos e no Reino Unido. Intitulada Katábasis, a obra promete mesclar fantasia, lógica e filosofia em uma trama épica inspirada nas mitologias grega e chinesa, ao mesmo tempo em que debate misoginia e estruturas de poder.

Em Katábasis, acompanhamos Alice Law, aspirante a grande referência em magia analítica, cujo único objetivo é garantir a carta de recomendação do renomado professor Jacob Grimes, seu orientador em Cambridge. Quando um acidente fatal arranca Grimes da vida, Alice decide descer ao Inferno para resgatar sua alma e, para isso, precisa enfrentar seu maior rival, Peter Murdoch, também aluno de Grimes. Juntos, os dois cruzam os sete tribunais infernais, cada um regido por um pecado humano (orgulho, desejo, ganância, ira, violência, crueldade e tirania), além de um enigmático oitavo território.

Guiados pelos relatos de Dante e Orfeu e alicerçados em seus conhecimentos de Lógica e Linguística, que lhes permitem forjar poderosos encantamentos, Alice e Peter se deparam com desafios climáticos, criaturas sanguinárias e deidades diabólicas. Entretanto, o maior obstáculo pode ser o confronto com seus próprios pecados e os sentimentos ambíguos que nutrem um pelo outro.

Ácida, reflexiva e envolvente, Katábasis reafirma por que R.F. Kuang se tornou uma das vozes mais inovadoras da literatura contemporânea. A construção da narrativa é resultado de profunda imersão da autora em Filosofia e traça um retrato singular da busca por sentido num mundo intrinsecamente imperfeito.
R.F. Kuang é escritora, tradutora de mandarim e bolsista da Marshall Scholarship. Formada em Filosofia com ênfase em Estudos Chineses por Cambridge e em Estudos Chineses Contemporâneos por Oxford, atualmente cursa doutorado em Literatura e Línguas do Leste Asiático em Yale. Vencedora dos prêmios Nebula e Locus por Babel ou a necessidade de violência, Kuang também é autora da trilogia best-seller A Guerra da Papoula, indicada ao Hugo, e foi homenageada por dois anos consecutivos no British Book Awards por Babel e Impostora: Yellowface.