A edição de 2025 da Gamescom, realizada em Colônia (Alemanha), quebrou recordes ao receber mais de 357 mil visitantes presenciais vindos de 128 países, superando os 335 mil registrados no ano anterior. O evento se consolidou como o maior festival de games do mundo, com amplo alcance global.
A diversidade internacional também foi destaque nos expositores: 1.568 empresas provenientes de 72 países estiveram presentes — um aumento em relação às 1.462 registradas em 2024. O espaço de exposição chegou a 233 mil metros quadrados, oferecendo ainda mais áreas temáticas, incluindo pavilhões culturais e experiências imersivas.
O tráfego comercial também atingiu um patamar inédito, com mais de 34 mil visitantes trade (empresariais) – um crescimento de 2 mil em relação aos 32 mil do ano passado. Houve um aumento expressivo de países como Estados Unidos, China, Canadá e Japão.
No âmbito digital, a Gamescom também teve um desempenho fenomenal. A apresentação Opening Night Live acumulou 72 milhões de visualizações, um salto de 80% em relação a 2024. No total, toda a programação atraiu mais de 630 milhões de visualizações globais, mais que o dobro dos 310 milhões registrados no ano anterior.
O diretor da associação Game, Felix Falk, celebrou os números como um reflexo da força global da indústria: “A Gamescom 2025 estabeleceu novos padrões. Maior, mais diversa e mais internacional do que nunca, o festival destaca a força positiva que os jogos representam globalmente.”
Já Gerald Böse, CEO da Koelnmesse, anfitriã do evento, destacou: “Com números recordes em quase todas as categorias, a Gamescom se reafirma como o evento mais importante para a comunidade global de games.”
A Gamescom 2026 já tem data definida: será realizada de 26 a 30 de agosto, novamente no pavilhão Koelnmesse, com a Opening Night Live marcada para o dia 25 de agosto. Já a edição sul-americana, sediada em São Paulo, acontece de 30 de abril a 3 de maio.
