A tão esperada volta do jogo de basquete universitário da EA Sports enfrenta um cenário incerto: após liderar o processo junto à College Licensing Company (CLC) para criar um título com todas as equipes da Divisão I da NCAA, a empresa estaria recuando em meio à crescente concorrência de acordos entre escolas e sua rival 2K Sports.
De acordo com um furo do portal Extra Points, a impossibilidade de garantir exclusividade no licenciamento poderia levar a EA a abandonar completamente o projeto — algo que teoricamente já está praticamente decidido, faltando apenas um anúncio oficial.
Em junho, a EA chegou a celebrar publicamente sua proposta, planejando lançar um título extenso até 2028, contemplando mais de 350 instituições, ligas masculinas e femininas e toda a atmosfera do March Madness.
No entanto, a 2K contrariou os planos da EA ao negociar individualmente com diversas universidades, oferecendo integração de times universitários ao NBA 2K como conteúdo adicional – estratégia que se mostrou mais atraente para muitas instituições.
A EA precisava de licenciamento exclusivo para viabilizar economicamente seu modelo abrangente e, diante dessa fragmentação, optou por cancelar sua proposta, conforme consta no memorando interno do vice-presidente de parcerias comerciais e licenciamento, Sean O’Brien.
Essa disputa de licenças coloca em risco o retorno do gênero: caso a EA não consiga o escopo completo que planejava, a empresa pode desistir do desenvolvimento — mesmo que o público desejasse intensamente um jogo focado exclusivamente no basquete universitário. Dessa forma, a 2K acaba de vencer a disputa antes mesmo de ter sido iniciada.
