Os fãs do aclamado RPG Baldur’s Gate 3 que esperavam jogar o título no Nintendo Switch 2 receberam uma notícia frustrante durante uma sessão de perguntas e respostas conduzida pela Larian Studios no Reddit: o jogo não chegará ao console da Nintendo — pelo menos por enquanto. O CEO do estúdio, Swen Vincke, comentou diretamente sobre a possibilidade de um port para o novo dispositivo, mas deixou claro que a decisão não depende da Larian.
Quando questionado se Baldur’s Gate 3 poderia ser lançado no Switch 2, Vincke respondeu que a equipe “adoraria fazer isso, mas não era uma decisão que pudéssemos tomar”. Essa declaração indica que a vontade da Larian em trazer o RPG para a plataforma foi impedida por fatores externos à desenvolvedora, muito possivelmente relacionados à posse da propriedade intelectual por parte da Wizards of the Coast (controlada pela Hasbro), que detém os direitos da franquia Dungeons & Dragons em que o jogo se baseia.
O comentário do executivo sugere que, mesmo que a equipe técnica e criativa veja o port como algo viável, negociações e aprovações sobre a licença da IP ficaram fora do controle da Larian, impedindo que o projeto avance sob a sua direção. Isso vem na esteira de rumores de uma relação complicada entre o estúdio e a detentora da marca Dungeons & Dragons.
Por outro lado, a Larian também aproveitou a ocasião para comentar outra franquia própria: a equipe garantiu que está considerando levar o próximo jogo da série Divinity ao Nintendo Switch 2, já que essa IP pertence ao estúdio e não enfrenta as mesmas restrições de licenciamento que Baldur’s Gate.
Até o momento, não há sinais de que a situação para Baldur’s Gate 3 no Switch 2 possa mudar no curto prazo. Mesmo com o sucesso massivo do jogo, a relação da Larian com a franquia foi abruptamente interrompida por parte da Wizards of the Coast, impedindo o estúdio de trabalhar em qualquer outro projeto da marca Dungeons & Dragons.