A próxima geração do Xbox pode trazer uma mudança significativa na forma como os jogadores consomem jogos na plataforma: existem planos de tornar a Epic Games Store disponível no console desde o lançamento, segundo declarações do chefe da loja digital da Epic, Steve Allison.
Em entrevista ao Game File, Allison afirmou que a Epic e a Microsoft têm discutido a inclusão da Epic Games Store como um app nativo no novo Xbox, com o objetivo de permitir que os usuários acessem diretamente a biblioteca de jogos da Epic no novo hardware. “Nós definitivamente planejamos estar no novo hardware para Xbox […] e estamos planejando estar lá, tipo, no primeiro dia”, ressaltando que a presença pode depender de requisitos técnicos a serem cumpridos pela Epic.
Esse movimento representaria uma mudança inédita no modelo de consoles tradicional, em que cada plataforma mantém um ecossistema fechado com sua própria loja de jogos. Atualmente, consoles como Xbox, PlayStation e Nintendo operam com lojas proprietárias, enquanto PC gamers têm acesso irrestrito a múltiplas lojas digitais como a Steam e a Epic.
A chegada da Epic Games Store ao novo Xbox indicaria uma abertura maior do sistema, aproximando-o de um ecossistema mais parecido com PCs. Isso pode refletir um esforço da Microsoft em transformar o novo Xbox em um dispositivo híbrido — inclusive com suporte mais amplo a lojas e jogos de diferentes plataformas.
Caso a integração da Epic Games Store seja confirmada oficialmente, os jogadores poderão comprar e jogar seus jogos diretamente pela loja da Epic no console, sem depender exclusivamente da Microsoft Store ou do Xbox Game Pass — o que poderia fomentar uma nova dinâmica de competição e preços no mercado de consoles.
Contudo, ainda é cedo para se esperar novidades oficiais do novo Xbox. Com a crise de memória RAM que tem assolado o mercado tecnológico, acredita-se que a Microsoft não tem planos de lançar seu novo console em 2027, podendo estender a vida útil do Series X e S.