A Nintendo anunciou na última quinta-feira (27) a aquisição do estúdio Bandai Namco Singapore, que passará a se chamar Nintendo Studios Singapore a partir de abril de 2026, como parte de sua estratégia de expansão da estrutura interna de desenvolvimento.
O acordo prevê que a Nintendo terá 80% das ações do estúdio a partir de 1 de abril; os 20% restantes serão comprados posteriormente, “após a estabilização das operações”. A Bandai Namco Singapure, fundada em 2013 e sediada em Singapura, tem histórico de colaboração com a Nintendo, tendo contribuído com arte, modelagem e animações em títulos como Splatoon 3.
De acordo com o comunicado da Nintendo, o objetivo da aquisição é “fortalecer a estrutura de desenvolvimento do Grupo Nintendo”, aproveitando a expertise da Bandai Namco na criação de assets visuais para jogos. Após a conclusão da transação, o estúdio manterá suas operações de desenvolvimento sob o novo nome, integrando-se ao portfólio interno da Nintendo.
Especialistas do setor interpretam o movimento como parte de um esforço mais amplo da Nintendo para reforçar sua capacidade de produção internamente — algo já apontado em novembro como parte dos planos da empresa.
Considerando o histórico das suas subsidiárias, é seguro presumir que o Bandai Namco Singapure ficaria encarregado da franquia Splatoon. Todos os estúdios adquiridos pela empresa já possuem experiência com uma ou mais das suas IPs, consequentemente resultando em um foco maior em seus respectivos títulos.