Os desenvolvedores da Naughty Dog teriam sido submetidos a horas extras obrigatórias, conhecidas na indústria como crunch, para concluir uma demonstração interna de Intergalactic: The Heretic Prophet, seu próximo jogo de ficção científica ainda sem data oficial de lançamento. A informação vem do jornalista Jason Schreier, famoso por expor esse tipo de caso.
Segundo os relatos, a prática começou no final de outubro e durou cerca de sete semanas até a conclusão da demo que será entregue para avaliação da Sony Interactive Entertainment — proprietária do estúdio. Durante esse período, grande parte da equipe foi instruída a cumprir no mínimo oito horas extras por semana, além de suas jornadas regulares. O objetivo seria compensar atrasos em prazos internos de produção e colocar o desenvolvimento “de volta nos trilhos” para apresentar progresso concreto aos executivos.
Além da carga horária ampliada, os funcionários também foram orientados a retornar ao escritório cinco dias por semana, em vez do modelo híbrido de três dias que vinha sendo adotado anteriormente. A mudança repentina na rotina causou transtornos para alguns membros da equipe, que precisaram reorganizar cuidados com filhos, animais de estimação ou compromissos pessoais.
Fontes afirmam que, apesar da obrigatoriedade de horas extras, a empresa estabeleceu um limite máximo de 60 horas por semana como forma de evitar jornadas ainda mais exaustivas. Mesmo assim, a necessidade de cumprir esse regime intensivo por um período prolongado reacendeu a polêmica em torno da cultura de crunch no desenvolvimento de jogos, prática criticada por especialistas por impactar a saúde física e mental dos profissionais.
O período de horas extras teria sido motivado especificamente pela preparação dessa demo interna, com o crunch supostamente sendo encerrado após a conclusão do material entregue. A expectativa, segundo relatos, é que o estúdio retorne gradualmente à rotina de trabalho híbrida após o fim de janeiro de 2026.
Intergalactic: The Heretic Prophet foi anunciado no The Game Awards 2024 e ainda está em desenvolvimento para PlayStation 5, com lançamento estimado para meados de 2027. O jogo gerou atenção desde sua revelação por sua proposta de aventura sci-fi cinematográfica, além de ser uma nova IP da Naughty Dog.
A Naughty Dog e a Sony não comentaram oficialmente sobre as acusações de imposição de horas extras. Anteriormente, o estúdio já se envolveu em polêmicas do gênero durante o desenvolvimento de The Last of Us – Part 2, caso que também foi exposto por Jason Schreier.