A Microsoft continua considerando o desenvolvimento de um console portátil próprio da marca Xbox, com previsão interna para ser lançado por volta de 2027, de acordo com o insider Jez Corden.
Corden afirma que, apesar da Microsoft ter colaborado com a ASUS no lançamento do ROG Xbox Ally, que já carrega o nome da marca, a empresa não abandonou seus planos de criar um portátil totalmente desenvolvido por sua própria equipe.
Essa movimentação reforça a ideia de que a Microsoft vê valor em expandir o ecossistema Xbox além dos consoles tradicionais e do Xbox Cloud Gaming, oferecendo uma experiência nativa em um formato portátil. O desenvolvimento de um dispositivo próprio pode atender a uma demanda de fãs que buscam uma alternativa direta ao Steam Deck e outros aparelhos similares, combinando interface Xbox, Game Pass e retrocompatibilidade.
O potencial lançamento do portátil coincide com o ciclo de lançamento esperado da próxima geração de Xbox, cujo hardware principal vem sendo especulado para 2027 – ainda que existam grandes chances desses planos terem sido prejudicados pela atual crise de memória RAM. Com isso, espera-se que o Xbox Series tenha um ciclo de vida maior que o usual.
Ainda não existem detalhes oficiais sobre nome ou especificações técnicas desse suposto portátil, nem uma confirmação formal da Microsoft. A empresa tem mantido silêncio sobre seus planos específicos de hardware além do compromisso com a próxima geração de consoles e o apoio contínuo com fabricantes terceirizados.
Também não se sabe como a crise de RAM pode acabar afetando o lançamento desse console em 2027. Assim como a próxima geração de Xbox, o portátil pode acabar sendo adiado para os anos seguintes.