Na última semana, a crise envolvendo Subnautica 2, o estúdio Unknown Worlds e sua empresa-mãe, a Krafton, alcançou novas proporções. Os três ex-líderes do estúdio que foram demitidos e substituídos pela Krafton anunciaram que estavam processando a publisher. Agora, a empresa responde, afirmando estar pronta para ir aos tribunais.
“As decisões da Krafton foram tomadas para garantir que Subnautica 2 seja o melhor jogo possível e corresponda às expectativas dos fãs. Lançar o jogo prematuramente, com conteúdo insuficiente, aquém do que os fãs esperam de uma sequência, teria decepcionado os jogadores – que estão no coração de tudo o que a Krafton faz – e prejudicado a reputação das marcas Subnautica e Unknown Worlds” relatou um porta-voz da Krafton ao VGC.
“Embora estejamos decepcionados com o fato de Charlie, Max e Ted terem entrado com uma ação judicial buscando uma indenização altíssima, estamos ansiosos para nos defender no tribunal. Enquanto isso, a Krafton continua focada no que importa: entregar o melhor jogo possível o mais rápido possível aos fãs de Subnautica” completa o comunicado.
A polêmica teve início quando a Krafton demitiu os dois fundadores da Unknown Worlds e seu CEO sem aviso prévio. Um deles, Charles Cleveland, alegou no Reddit que a atitude foi motivada pelo fato da publisher estar obrigando o estúdio a adiar Subnautica 2, que em tese estaria pronto para entrar em acesso antecipado.
Cleveland pontuou que os líderes do Unknown Worlds foram contra a decisão e que a Krafton estaria fazendo isso para não pagar um bônus de 250 milhões de dólares ao estúdio, que estava previsto no caso do jogo chegar ao mercado ainda em 2025. A Krafton rebateu alegando que a sequência carece de conteúdo inédito e não está em um estado satisfatório para lançamento.
Subnautica 2 foi adiado para 2026, mas sem nenhuma janela de lançamento específica.