O criador da franquia Metal Gear, Hideo Kojima, afirmou que não pretende jogar o remake Metal Gear Solid Delta: Snake Eater, desenvolvido pela Konami sem sua participação. A declaração foi concedida em entrevista ao Ssense, reforçando o distanciamento entre o diretor e a série que o consagrou, após sua saída conturbada da Konami em 2015.
“Até mesmo o visual e os sistemas são praticamente os mesmos; muitas pessoas gostam disso, eu entendo, mas é importante fazer algo realmente novo para a indústria. Claro, quero que as pessoas joguem meu jogo, então preciso ouvi-las até certo ponto; mas também, não estou interessado em fazer algo que agrade a todos” comentou o game designer.
O desenvolvedor acrescentou que prefere não ter contato direto com o remake para preservar suas próprias memórias da obra original. A postura de Kojima reflete um sentimento de desapego criativo, típico de artistas que deixam suas franquias para trás. Ele reforçou que respeita o trabalho dos desenvolvedores atuais da Konami e que deseja que o jogo seja bem‑recebido:
Enquanto isso, a Konami garante que Metal Gear Solid Delta será um remake fiel ao clássico de 2004, mantendo história, diálogos e design originais, mas com gráficos da Unreal Engine 5, texturas em 4K e controles atualizados para os padrões modernos.
O título chega para PS5, Xbox Series e PC em 28 de agosto. Enquanto isso, Kojima vem trabalhando em seu próprio sucessor espiritual de Metal Gear.
