Durante 25 anos, a franquia Halo foi sinônimo de exclusividade no Xbox, sendo praticamente o carro-chefe da plataforma. Na última sexta (25), tivemos mais um momento lendário para a indústria de games: um remake do primeiro jogo foi anunciado para PS5.
Desenvolvido pelo Halo Studios (antes conhecido como 343 Industries) e publicado pelo Xbox Game Studios, Halo: Campaign Evolved foi recriado com o motor Unreal Engine 5, oferecendo visuais em 4K, ambientes totalmente redesenhados e toda a campanha original com acréscimos substanciais.
Um dos destaques são três missões inéditas que se passam antes dos eventos do jogo original, novas armas incluindo a icônica Espada de Energia, veículos aprimorados, possibilidade de sequestro de veículos inimigos e cooperação online para até quatro jogadores além de tela dividida para dois em multiplayer local.
O anúncio provocou enorme repercussão nas redes e fóruns ao redor do mundo. Com a nova estratégia multiplataforma da Microsoft, era questão de tempo até isso acontecer – mas a novidade ainda causou surpresa. A comunidade tem encarado a chegada do título como um momento histórico para o mercado de consoles e o ponto final da “Console Wars” que conhecíamos.
O remake será uma oportunidade de revisitar um clássico com tecnologia atual ou de mergulhar pela primeira vez no universo de Halo com recursos modernos. Há ressalvas: o multiplayer competitivo, que para muitos é o símbolo da franquia, não estará na versão inicial deste remake — o foco será apenas na campanha e cooperação entre jogadores.
Além do PS5, Halo: Campaign Evolved também será lançado para Xbox Series e PC. Sabemos apenas que o jogo chega em 2026, mas a Microsoft já confirmou que o título será disponibilizado em todas as plataformas no mesmo dia.