Em entrevista a Game Informer, o diretor criativo de Borderlands 4, Graeme Timmins, destacou que o novo capítulo da franquia terá um endgame “muito ambicioso”. Ele não especificou exatamente o que tornará o pós-jogo tão especial, mas explicou sua principal ideia para alcançar esse objetivo: reduzir a quantidade de skill points.
Timmins também trabalhou em Borderlands 3 e acredita que o fato dos jogadores poderem desbloquear todas as skills do jogo torna o endgame desbalanceado. Sua decisão foi reduzir a quantidade de skill points, limitando os jogadores a montarem builds mais seletivas e únicas.
“Em Borderlands 3, terminamos com 72 pontos de habilidade. Você perde diversidade de construção à medida que adiciona mais pontos de habilidade porque todos são homogêneos, pois todos têm as mesmas habilidades que são desbloqueadas no final” explica Timmins.
A decisão certamente é ousada e vem dividindo opiniões na comunidade. Enquanto alguns se mostraram animados em encarar o desafio, outros classificaram a mudança como um downgrade – especialmente devido à quantidade de skills disponíveis no jogo.
A medida de Timmins visa favorecer o multiplayer ao construir equipes mais diversificadas, com personagens especializados em diferentes habilidades. Como isso irá impactar nos desafios do pós-jogo ainda é um mistério, já que ele não entrou em detalhes nesse quesito.
Borderlands 4 será lançado em 12 de setembro para PS5, Xbox Series, Nintendo Switch 2 e PC.