O fundador da Arkane Studios, responsável por jogos como Dishonored e Prey, compartilhou algumas opiniões polêmicas a respeito do último layoff da Microsoft. Raphael Colantonio aponta o Xbox Game Pass como principal causa do problema, o descrevendo como um serviço “insustentável que está destruindo a indústria”.
“Acredito que o Game Pass é um modelo insustentável que vem destruindo cada vez mais a indústria por uma década, subsidiado por dinheiro infinito [da Microsoft]. Em algum momento, a realidade precisa ser encarada. Não acho que o Game Pass possa co-existir com outros modelos” publicou Colantonio em seu perfil no X.
A declaração de Colantonio recebeu o apoio de outros profissionais da indústria. Michael Douse, diretor de publicação da Larian Studios, comentou que a maior preocupação dos devs da sua rede se limita ao questionamento de “o que acontece quando todo o dinheiro acabar?”.
“Estou farto de todas as besteiras que nos contaram no começo, como “não se preocupe, isso não afeta as vendas”, só para admitir anos depois que afeta totalmente” reforçou Colantino às declarações de Douse.
Douse ainda comenta que, para equipes pequenas, pode ser vantajoso colocar seu jogo no Game Pass para minimizar certos riscos. Contudo, o sistema adotado pela Sony acaba sendo mais viável em termos econômicos.
“A matemática não funciona [no Game Pass]. O serviço só funciona porque [a Microsoft] injeta bilhões nele para torná-lo um bom negócio para os jogadores… por enquanto”.