O diretor criativo de Final Fantasy Tactics: The Ivalice Chronicles, Kazutoyo Maehiro, sinalizou que o futuro da série está diretamente ligado à recepção do remaster que será lançado no fim de setembro.
Em entrevista recente ao Inverse, Maehiro explicou que, embora ainda não exista um plano concreto para novos títulos, um desempenho comercial robusto pode abrir portas para isso. “Se The Ivalice Chronicles tiver sucesso, isso pode levar a discussões sobre lançar sequências, novos títulos táticos ou mesmo revisitar Final Fantasy Tactics Advance ou A2”, afirmou o diretor.
Em uma visão franca sobre o gênero, Maehiro reconheceu que os RPGs táticos ocupam um nicho menor no mercado atual, mas insistiu que o sucesso das vendas é um fator decisivo para justificar investimentos futuros. “Isso mostrará a viabilidade comercial dos RPGs táticos e pode abrir caminho para títulos novos ou relacionadas”, reforçou.
A princípio, uma sequência totalmente inédita é um plano distante, mas um novo remaster com Final Fantasy Tactics Advance do GBA e Final Fantasy Tactics A2: Grimoire of the Rift do DS parece mais provável.
Com tais declarações, fica claro que The Ivalice Chronicles está sendo visto como um teste para o futuro do gênero dentro da Square Enix. O último Final Fantasy Tactics foi lançado em 2007, ou seja: a série está há quase 20 anos na geladeira.
Final Fantasy Tactics: The Ivalice Chronicles chega no dia 30 de setembro para Switch 1 e 2, PS4, PS5, Xbox Series e PC.
