A comunidade retrô foi surpreendida por uma descoberta impressionante: o speedrunner Kosmic encontrou várias fases até então desconhecidas de Super Mario Bros.: The Lost Levels em sua versão de Super Mario All-Stars.
Kosmic explicou que começou a explorar falhas em entradas de warp pipes no modo tradicional de The Lost Levels, tentando manipular valores de “área” e “página” que o jogo carrega na memória. Em certas condições (como entrar em tubulações enquanto a tela estava rolando), ele conseguia enganar o sistema de carregamento, fazendo com que partes de níveis fossem carregadas incorretamente.
Essa técnica permitiu acesso a um estágio identificado como B-5 que não deveria existir; ele utiliza o layout da fase A-3, em vez de ter um mapa novo. Esse “nível fantasma” é um dos indicativos de que o jogo possui conteúdos residuais (memórias de dados não ativas) que podem emergir sob circunstâncias específicas.
A descoberta foi além: com a ajuda de um membro da comunidade Simplistic, Kosmic conseguiu encontrar fases bugadas como B-9, B-A e até mesmo B-D (correspondente a D-4 no jogo).
Quando o jogador alcança B-D e vence a fase (D-4), a experiência se torna cada vez mais estranha: os níveis passam por alterações visuais distorcidas, sobreposições gráficas e layout corrompido, com elementos de outras fases misturados de forma caótica. O resultado lembra um cipher hellscape (paisagem criptográfica perturbadora), com efeitos visuais intensos e cenários bizarros.
Kosmic destacou que essas fases não são criações novas — elas estavam codificadas no jogo todo esse tempo, mas nunca foram acessíveis por meios normais. A descoberta foi possível porque a versão All-Stars permite salvar e recarregar, o que modifica como os níveis são recarregados do menu. Isso possibilita que layouts “não previstos” sejam expostos via seleção de fase quando o sistema se depara com valores inesperados.
O método exige precisão extrema em inputs, timing milimétrico e entendimento profundo da mecânica interna das transições de tela e carregamento de memória. Raramente essas técnicas são replicáveis por jogadores casuais, então não é uma descoberta simples.