A EA Sports surpreendeu ao confirmar que não haverá um novo jogo da série F1 em 2026. Em vez disso, a temporada de 2026 será incorporada ao F1 25 por meio de uma expansão paga.
De acordo com o anúncio oficial da EA, essa atualização premium trará mudanças significativas para refletir o novo regulamento da Fórmula 1: serão adicionados novos carros, equipes, pilotos e as novas normas esportivas para a temporada de 2026.
A empresa descreve essa decisão como parte de um “reset estratégico” da franquia. Segundo a EA e a Codemasters, isso dará mais tempo para planejar e desenvolver um novo jogo F1, previsto para 2027, com uma experiência “reimaginada” — prometendo novos modos de jogo, visual atualizado e mais profundidade para jogadores veteranos e novatos.
Lee Mather, diretor criativo sênior da Codemasters, afirmou que “F1 25 tem sido um sucesso incrível” e que a expansão de 2026 é uma forma de estender essa energia “enquanto construímos o futuro da franquia”. Ainda não foram divulgados detalhes sobre o preço da expansão ou a data exata de lançamento, apenas que ela será disponibilizada em algum momento de 2026.
Para a EA, esse é um movimento sem precedentes. As franquias anuais de esportes sempre foram alvos de muitas críticas, pois além de apresentar uma evolução mínima de um título para outro, também acabam gerando custos adicionais para os jogadores por um produto quase idêntico ao anterior.
A estratégia já foi explorada pela Konami com eFootball PES e agora está chegando a uma franquia da EA pela primeira vez. A publisher detém vários títulos de esportes, incluindo EA Sports Club (antigo FIFA) e Madden NFL. Caso a abordagem se prove bem-sucedida em F1, talvez possamos vê-la sendo aplicada em outros jogos.