O layoff mais recente da Microsoft parece ter afetado diretamente o Romero Games, estúdio liderado por John Romero (co-criador de Doom e lenda dos FPS) e sua esposa Brenda Romero. A informação vem de um ex-funcionário anônimo em conversa com o The Journal.
O Romero Games já vinha trabalhando em um novo jogo de tiro há algum tempo e seu principal investidor era a Microsoft, que estava financiando o projeto. Na última quarta (2), Brenda Romero publicou um comunicado informando que a publisher decidiu interromper o financiamento.
A notícia do fim da parceria veio no mesmo dia dos layoffs, que resultou em aproximadamente 9 mil profissionais perdendo seus empregos. Sem o investimento, a Romero Games precisou cancelar seu projeto e encerrar as atividades do estúdio, resultando na demissão de mais 100 pessoas.
De acordo com a fonte anônima, ainda há esperanças. No momento, John e Brenda Romero estão em busca de uma nova publisher que se comprometa em salvar o projeto. Enquanto isso, o estúdio seguirá fechado.
O novo layoff do grupo Xbox afetou quase todos os estúdios da Microsoft. Dois projetos foram cancelados: Everwild da Rare e o reboot de Perfect Dark, que estava sob os cuidados do estúdio The Initiative (que também teve suas atividades encerradas).