A saga de Subnautica 2 continua, dessa vez com a confirmação de que o documento vazado anteriormente é oficial. A própria Krafton divulgou essa informação em novo comunicado.
O documento em questão vazou na última sexta-feira (11), apresentando em detalhes alguns dos principais atritos entre a Krafton e o Unknown Worlds, estúdio responsável pelo jogo. Enquanto os desenvolvedores defenderam a ideia de que Subnautica 2 já está pronto para entrar em acesso antecipado, a publisher não ficou satisfeita com o resultado alcançado.
No documento, consta que “embora o jogo inclua uma variedade de conteúdo, atualmente carece do frescor e do volume esperados de uma sequência, ficando aquém das altas expectativas da OWSC e do mercado asiático”. A Krafton pontua que esperava um aumento de mais de 30% no conteúdo da versão 1.0 do jogo, algo que não foi entregue.
Para a surpresa de muitos, a Krafton acabou confirmando a veracidade do documento ao Eurogamer. “Dadas as circunstâncias, a Krafton determinou que uma comunicação transparente é necessária e optou por confirmar a autenticidade do documento. A Krafton acredita que minimizar especulações e garantir uma comunicação precisa com os jogadores deve ser prioridade.”
A Krafton garante que continuará trabalhando com a Unknown Worlds para garantir que Subnautica 2 atinja as expectativas da comunidade. Contudo, isso não muda o fato de que o estúdio perderá o bônus de 250 milhões de dólares com o adiamento do jogo para 2026.
Pouco após o vazamento do documento, os três líderes da Unknown Worlds que foram demitidos pela Krafton anunciaram que estão processando a publisher.