O aguardado Subnautica 2 sofreu um grande baque no seu desenvolvimento recentemente. A publisher Krafton, que é proprietária do estúdio Unknown Worlds, demitiu repentinamente três integrantes-chave da equipe: o diretor e designer de Subnautica 2, Charlie Cleveland, o co-fundador Max McGuire e o CEO Ted Gill.
Uma semana após esses eventos, Cleveland se pronunciou a respeito através de uma longa postagem no reddit. O diretor comentou como a decisão da Krafton pegou todos de surpresa, descrevendo a situação como “chocante”. “Depois de todos esses anos, não poderei mais trabalhar na companhia em que comecei” lamenta o co-fundador da Unknown Worlds.
Para aliviar os fãs, Cleveland garante que Subnautica 2 já está pronto para entrar em acesso antecipado, mas que agora está nas mãos da Krafton.
“Nossa prioridade é, e sempre foi, fazer o melhor jogo possível para a melhor comunidade do mundo. Com seus peluches de Gorge e suas fanarts de peixes desenhadas à mão, e sim, com seu dinheiro suado, vocês nos apoiaram de todas as maneiras, em todas as estações, frias e quentes, desde que os mods de Half-Life começaram a existir. Também quero que saibam que a história não termina aqui” finaliza Cleveland.
Em resposta à demissão dos criadores de Subnautica, a comunidade tem proposto um boicote à sequência. Muitos removeram o jogo da sua lista de desejos, levando a Unknown Worlds a publicar uma resposta pedindo paciência aos fãs e reforçando que a maior parte dos desenvolvedores permanece na equipe.
Subnautica 2 está em desenvolvimento desde 2022 e promete entrar em acesso antecipado ainda em 2025. O jogo foi confirmado para PC e Xbox Series.