Em entrevista ao IGN, o produtor Motoi Okamoto e o diretor Al Yang responderam às comparações recorrentes entre o sistema de combate de Silent Hill f e o gênero soulslike. Apesar do foco em um combate mais frenético, os criadores afirmam que associar o título ao gênero é injusto e impreciso.
Segundo eles, muitos elementos presentes no jogo já existiam em capítulos anteriores da franquia, como Silent Hill 3 e 4. Okamoto foi enfático:
“Essas mecânicas não são exclusivas de games soulslike — fazem parte de jogos de ação e horror há muito tempo”. Al Yang também ponderou que rotular qualquer jogo com esquiva e stamina como soulslike é uma comparação rasa. Ele explicou que muitos jogos de ação simples trazem esses mesmos sistemas sem compartilhar a mesma filosofia ou estrutura dos títulos da FromSoftware.
A dupla reforça que Silent Hill f segue seu próprio caminho. Ainda que desafiante, ele permanece um survival horror de ação com raízes em narrativa e atmosfera psicológica. O produtor indicou que o combate mais intenso foi implementado de propósito, para atrair jogadores modernos que valorizam ação envolvente, mas sem comprometer a identidade da franquia.
A equipe se apoia em elementos clássicos da série (como a tensão constante, o terror psicológico e o design perturbador dos monstros) para manter a essência de Silent Hill f, enquanto adiciona um ritmo mais agitado ao gameplay.
Silent Hill f será lançado em 25 de setembro para PS5, Xbox Series e PC, marcando o retorno da franquia principal após mais de uma década.
