O RPG Clair Obscur: Expedition 33, da Sandfall Interactive, foi o grande vencedor da 43ª edição do Golden Joystick Awards, levando sete categorias — número que o iguala ao recorde estabelecido por Baldur’s Gate 3.
Entre os prêmios, o jogo levou o cobiçado título de Ultimate Game of the Year (o GOTY desta premiação), além de vencer nas categorias de Melhor Narrativa, Melhor Direção de Arte, Melhor Trilha Sonora, Melhor Performance Principal (Jennifer English como Maëlle), Melhor Performance Coadjuvante (Ben Starr como Verso) e Estúdio do Ano para a Sandfall Interactive.
A vitória foi celebrada por figuras de peso na indústria. Swen Vincke, diretor da Larian Studios (de Baldur’s Gate 3), expressou apoio ao trabalho da Sandfall e disse que o desempenho do jogo foi “definitivamente merecido”.
Diferente do The Game Awards, os vencedores do Golden Joystick Awards são eleitos por voto popular. O reconhecimento reforça o sucesso de Clair Obscur tanto com a crítica quanto com o público — um feito especialmente notável para um estúdio relativamente pequeno que estreou com este título.
Também vale uma menção honrosa à Donkey Kong Bananza, que venceu a categoria de Escolha da Crítica, superando Expedition 33 como o jogo preferido dos especialistas na premiação.
Clair Obscur: Expedition 33 também é o favorito para vencer o GOTY na próxima edição do The Game Awards, que acontece no dia 11 de dezembro.