O desenvolvimento do próximo Bioshock acaba de enfrentar mais um baque: a diretora de narrativa, Liz Albl, deixou a equipe da Cloud Chamber para se juntar a CD Projekt Red.
A saída ocorre em um momento turbulento para a Cloud Chamber. Recentemente, o estúdio passou por grandes cortes de pessoal, com mais de 80 funcionários demitidos como parte de uma reorganização anunciada pela 2K.
Além disso, a empresa nomeou Rod Fergusson como novo responsável pela franquia Bioshock, indicando uma reformulação fundamental no projeto. Fergusson trabalhou nos primórdios da franquia e deixou a Blizzard para assumir o novo cargo.
A saída de Albl foi indiretamente confirmada através de uma atualização no seu perfil do LinkedIn, que já consta o novo cargo na CD Projekt Red. Recentemente, surgiram rumores de que a liderança da 2K estaria exigindo que a Cloud Chamber refizesse boa parte da narrativa, o que pode ter sido um fator-chave para a situação.
A narrativa sempre foi um dos pilares mais importantes da franquia Bioshock. A perda de uma figura-chave do departamento de storytelling pode sinalizar desafios significativos pela frente, especialmente em um momento em que o estúdio busca estabilizar o desenvolvimento – que já tem enfrentado turbulência há anos.
Ainda não há confirmação oficial da Cloud Chamber ou da CD Projekt Red sobre as circunstâncias da mudança ou os planos de Albl na nova empresa. Contudo, é fato que essa reviravolta pode impactar ainda mais o cronograma do jogo, que já está bem atrasado.