O misterioso Bioshock 4, em desenvolvimento há um bom tempo pelo estúdio Cloud Chamber, não foi aprovado em uma recente avaliação internada 2K Games, que apontou falhas graves na narrativa do título. Como consequência, houve uma reorganização na liderança e a história será completamente reformulada.
De acordo com uma fonte anônima da Bloomberg, Kelley Gilmore foi removida do cargo de chefe do estúdio e realocada para funções de publishing, enquanto o diretor criativo Hogarth de la Plante foi transferido para outra função interna na empresa.
A 2K comunicou que a Cloud Chamber precisa se tornar mais ágil e eficiente, gerando apreensão sobre possíveis cortes no futuro próximo. A decisão de refazer completamente a narrativa busca alinhar o título às exigências de qualidade da franquia, cuja reputação está fortemente ligada a roteiros complexos.
O projeto foi anunciado em 2019, mas nunca avançou a uma fase pública de demonstrações ou trailers. Antes de ficar sob responsabilidade da Cloud Chamber, o jogo passou por diversas reestruturações internas e reinicializações. A 2K emitiu uma nota afirmando que “atualmente temos um bom jogo, mas estamos comprometidos em entregar um ótimo.”
Nesse meio tempo, um remake do primeiro Bioshock foi cancelado no início de 2025, reforçando o redirecionamento de recursos ao novo jogo.
