A Biblioteca Nacional do Japão (National Diet Library — NDL), responsável por arquivar publicações oficiais conforme legislação do país, anunciou que os Game-Key Cards do Nintendo Switch 2 não serão preservados em seu acervo. A justificativa é direta: esse formato não contém o conteúdo do jogo, apenas uma chave para download, não se enquadrando nos critérios da instituição.
Em entrevista à Famitsu, a assessoria da NDL explicou que a biblioteca coleta apenas mídias físicas que contenham o conteúdo do software em si. “Como um key card, por si só, não se qualifica como conteúdo, ele está fora do âmbito de coleta ou preservação” declarou a fonte.
Desde 2000, a NDL mantém uma coleção de mais de 9.600 jogos em formatos físicos, como CDs e cartuchos clássicos, garantindo que futuras gerações possam acessar o conteúdo original dos títulos. Apesar dessa tradição, os Game-Key Cards não se enquadram nesses parâmetros, pois dependem de uma conexão à internet e do funcionamento da eShop para que o jogo possa ser baixado e jogado.
Esse posicionamento torna explícito o debate crescente sobre preservação digital de jogos. Ao contrário dos cartuchos físicos, os Game-Key Cards trazem risco elevado à longevidade do conteúdo em razão de sua dependência de servidores e códigos de autenticação, os quais podem ser desativados ou ficar inacessíveis com o tempo.
Em contrapartida, há lançamentos confirmados em mídia física completa para o Switch 2, como Yooka-Replaylee, que será disponibilizado em formato tradicional (com o software completo gravado no cartucho) e deverá ser elegível à preservação. Por enquanto, todos os jogos lançados pela Nintendo na plataforma também trazem seu conteúdo na fita.
