A Nintendo liberou uma nova atualização para o Switch 2 que melhora significativamente a experiência no modo portátil, especificamente nos jogos da geração anterior. O destaque da vez é um recurso chamado “Handheld Mode Boost”, que aumenta a performance e a qualidade visual fora do dock.
A novidade permite que jogos do primeiro Switch rodem no portátil como se estivessem no modo TV, algo que até então não era possível. Na prática, isso significa resolução mais alta e melhor desempenho geral, aproveitando o hardware mais potente do novo console.
Com o novo recurso ativado, o Switch 2 “engana” os jogos do Switch original, fazendo com que eles operem em configurações típicas do modo dock. Isso eleva a resolução de títulos que antes ficavam limitados a 720p no portátil para até 1080p, dependendo do jogo.
Além da melhoria visual, a mudança também pode impactar positivamente a performance, com taxas de quadros mais estáveis e menos quedas, já que o sistema passa a usar um perfil gráfico mais robusto.
O recurso precisa ser ativado pelos jogadores nas configurações do console. Como o console passa a operar em um perfil mais exigente, o consumo de bateria tende a ser maior, algo esperado quando se utiliza configurações equivalentes ao modo dock.
Com essa novidade, muitos jogos passam a rodar melhor no Switch 2, mesmo que não tenham recebido um upgrade “Switch 2 Edition“, com otimização apropriada. A atualização também conta com mais recursos, incluindo aprimoramentos no GameChat e na lista de amigos.