The Alters tem sido amplamente elogiado pelo público e crítica especializada – sendo um dos poucos privilegiados que já recebeu nota máxima em nossos reviews. Contudo, o jogo acaba de se envolver em uma grande polêmica envolvendo uso de inteligência artificial generativa no seu desenvolvimento – algo que foi mantido em segredo pelo 11 Bit Studios.
Alguns jogadores repararam que certos textos estavam escritos de uma forma “suspeita”, entregando claramente uma prompt utilizada para designar um comando a uma IA generativa. Esses detalhes foram encontrados em textos aleatórios do cenário e até mesmo na tradução para o português brasileiro.
Na imagem acima, é possível notar uma resposta padrão de IA com os dizeres “Claro, aqui está uma versão revisada focando puramente em dados científicos e astronômicos”. Contudo, a situação da localização em pt-br é bem mais delicada, já que deixa a prompt evidente na legenda do jogo.

Nesta imagem, fica claro que, ao menos neste diálogo, foi utilizado uma IA generativa para traduzir o texto. Assim como grande parte das pautas relacionadas ao uso de IAs em obras artísticas e criativas, a polêmica está direcionada ao fato de priorizar o uso de uma IA ao invés da expertise de um profissional – nesse caso, uma pessoa responsável pela localização.
Além disso, a Steam exige que qualquer jogo que tenha utilizado IAs em seu desenvolvimento deixe essa informação explícita na plataforma – algo que The Alters não respeitou. Não é proibido usar esse tipo de ferramenta, pois ela pode ser muito útil em diferentes contextos; as principais críticas estão relacionadas à falta de transparência da 11 Bit Studios.
O estúdio ainda não se pronunciou oficialmente a respeito do caso. The Alters está disponível para PS5, Xbox Series e PC.