Plataforma de streaming amplia presença e permite descobrir músicas e podcasts diretamente nas conversas com a IA da OpenAI
O Spotify acaba de dar mais um passo na integração entre música e inteligência artificial. A plataforma de streaming anunciou que agora pode ser usada diretamente no ChatGPT, permitindo que usuários Free e Premium conectem suas contas e recebam recomendações personalizadas de músicas e podcasts.

Com a novidade, é possível pedir playlists ou episódios baseados em humor, gênero, artista ou até mesmo continuar uma conversa com trilhas sonoras que combinam com o momento. Ao receber as sugestões, basta tocar no link para ouvir diretamente no aplicativo do Spotify.
Segundo o Spotify, o objetivo é “garantir que os consumidores tenham acesso a música licenciada em qualquer lugar”. Atualmente, a plataforma já está presente em mais de 2.000 dispositivos, como carros, TVs, assistentes virtuais (Alexa e Google Home), e marcas como Samsung, Sonos e Volvo. Agora, passa a fazer parte também da experiência do ChatGPT.
A integração não compromete o trabalho de artistas e criadores: o Spotify afirmou que não compartilhará músicas, podcasts, letras ou qualquer outro conteúdo de áudio e vídeo com a OpenAI para fins de treinamento.
O lançamento é global e está sendo disponibilizado em inglês em 145 mercados, incluindo usuários dos planos Free, Plus e Pro, tanto na web quanto em dispositivos móveis (iOS e Android).
Sten Garmark, SVP e Global Head of Consumer Experience do Spotify, comentou sobre a novidade:
“A visão do Spotify sempre foi estar presente em todos os lugares onde nossos usuários estão. Ao levar o Spotify para dentro do ChatGPT, estamos criando uma nova e poderosa forma para que os fãs se conectem de maneira conversacional com os artistas e criadores que amam, sempre que a inspiração surgir.”