O review de Sonic X Shadow Generations foi realizado com uma cópia do jogo disponibilizada pela Sega.
Passado, presente e uma outra história aí
Sonic Generations não foge muito da simplicidade típica dos jogos do Sonic em termos de enredo. O jogo usa uma premissa de viagem no tempo e multiverso, onde Sonic pernudo e sua versão barrigudinha precisam unir forças para salvar seus amigos e restaurar o fluxo do tempo, que foi alterado por um vilão misterioso. Ainda bem que naquela época em que o jogo foi lançado, o termo multiverso não era tão pesado quanto hoje.
Embora o enredo não seja nada revolucionário, o jogo se destaca pelo tom autodepreciativo e humorístico, reconhecendo algumas das falhas históricas da franquia. A história é leve e divertida, sem tentar se levar muito a sério, o que, neste caso, funciona muito bem.
Já para o lado do Shadow. Bem, a situação é bem diferente. Ele também foi afetado por essa distorção do tempo e espaço, o que ocasionará em encontros com personagens relacionados a suas origens. E tudo que foi dito sobre a trama leve no parágrafo acima, você pode esquecer aqui. Shadow traz uma carga emocional mais séria, onde tudo parece estar a beira de uma grande catástrofe… mas claro, tudo tratada de uma forma mais infantil.
Ainda sobre a parte do Shadow, seu final é ao mesmo tempo que tocante também chega a ser decepcionante. Pois deixa um gosto de “Só fizeram isso pelo hype do novo filme do Sonic!”. Não quero entrar muito em detalhes por conta de spoilers.
Frenético além da medida certa
A jogabilidade é dividida em duas partes principais, refletindo as diferentes eras de Sonic e um “jogo novo” com o Shadow:
- Sonic barrigudinho: aqui, os jogadores experimentam os tradicionais estágios 2D com a jogabilidade de plataforma. O jogo captura muito bem a sensação de velocidade e fluidez dos títulos clássicos, com algumas mudanças sutis nos controles. Embora não sejam idênticos aos jogos originais, as alterações nos saltos e spin-dashes são bem-vindas e tornam o jogo mais acessível e responsivo.
- Sonic pernudo: na versão moderna, o jogo adota a jogabilidade 3D que marcou os jogos mais recentes da franquia, como Sonic Unleashed. Ainda que a experiência seja divertida, existem momentos em que a jogabilidade se torna um pouco caótica, com seções onde a velocidade extrema acaba prejudicando a precisão do jogador. No entanto, esses momentos adicionam um nível de desafio, onde os jogadores precisam equilibrar velocidade com cautela, especialmente para conseguir os melhores tempos nos estágios.
- Shadow: já com o ouriço trevoso, temos o lado caótico do Sonic Pernudo elevado ao quadrado. A velocidade extrema nas fases pode te levar a morte certa se faltar precisão para acertar os pulos ou o ataque em certos inimigos. Mas falarei sobre o Shadow no decorrer da análise.
Para quem se aventurar na campanha clássica do Generations, encontrarão desafios extras que variam desde mecânicas clássicas (como a caça ao tesouro com Knuckles) entre outros desafios com o auxílio de personagens já conhecidos da franquia. Esses desafios são opcionais, mas recompensam os jogadores com upgrades e pontos que podem ser usados na loja do jogo.
Já a campanha de Shadow apresenta uma jogabilidade mais aberta, ainda seguindo alguns padrões de Generations, como fazer desafios para desbloquear fases e avançar na campanha. O grande diferencial está nas habilidades do ouriço trevoso, que vamos desbloqueando ao avançar de sua história. Esses novos poderes nos ajudam a vencer vários obstáculos nas fases, além de auxiliar na exploração de áreas mais abertas.
Apesar de ser relativamente curto, pois a campanha de Sonic Generations pode ser terminada em menos de 5 horas, já a de Shadow em cerca de 4 horas (ou menos), a verdadeira longevidade de Sonic X Shadow Generations reside no fator replay, especialmente para aqueles que gostam de competir por tempos menores, pontuações altas e caçar itens nas fases.
Visualmente agradável
Visualmente, Sonic X Shadow Generations tem um visual satisfatório. O jogo traz recriações belíssimas das fases clássicas, mesclando o estilo visual retro com gráficos modernos e cheios de detalhes. As animações dos personagens são fiéis às suas personalidades distintas, e os efeitos de física, como explosões e objetos quebráveis, são bem implementados.
A trilha sonora também merece elogios. Repleta de remixes nostálgicos das músicas icônicas da série, a trilha sonora de Sonic X Shadow Generations é um deleite auditivo que agrada tanto os fãs mais antigos quanto os novos jogadores, mas isso na versão Genarations, pois na campanha do Shadows muitas músicas tinham o áudio baixo já como padrão, tinham algumas que só no final da fase eu percebi que tinha um vocal.
Considerações finais
Minha experiência com Sonic Frontiers não havia sido muito boa, e agora poder revisitar o clássico Sonic Generations trouxe uma grande felicidade e uma alta carga de nostalgia que há muito eu não sentia, o jogo consegue unir o melhor das duas décadas de existência do ouriço, celebrando sua história com uma jogabilidade sólida e diversificada. Quanto a campanha de Shadow, ela não agrega tanto a lore do jogo principal, mas traz algumas poucas horas de diversão e pura adrenalina, além de um final tocante. Um remaster obrigatório para os fãs do ouriço.
Distribuidora: Sega
Desenvolvedor: Sonic Team
Gênero: Aventura e plataforma
Disponível para: Nintendo Switch, PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox One, Xbox Series X e Series S e PCs
Data de lançamento inicial: 25 de outubro de 2022