A review de Sonic Racing: CrossWorlds foi realizada com uma cópia cedida pela SEGA.
Sonic Racing: CrossWorlds chega para mostrar que a SEGA não esqueceu como colocar velocidade na veia dos jogadores, depois da pequena derrapagem no último Sonic Racing. Esse novo abraça a fórmula clássica das corridas de mascotes, mas tenta dar seu toque de originalidade, com pistas dinâmicas, veículos customizados e um elenco que mistura o esperado com o completamente inusitado.
Hora de acelerar!

Sonic Racing Cross Worlds possui três modos de jogo: Grand Prix, Parque de corrida e Prova de Tempo. O Grand Prix traz a experiência mais comum para quem está acostumado com esse tipo de jogo. Aqui, escolher a dificuldade já é um teste de coragem: a Velocidade Sonic já é desafiadora, e quando você libera a Super Sonic e a Espelhada, o caos toma conta. Vencer o rival que você seleciona antes de cada campeonato adiciona um tempero estratégico na jogabilidade, já que os pontos extras que você ganha ao vence-lo viram upgrades e peças na loja.
O charme das corridas também está nas pistas que mudam de acordo com quem lidera , um detalhe que dá frescor e evita que a repetição apareça cedo. E quando a torcida começa a gritar na última volta, o clima é de pura adrenalina. No entanto, a própria repetição ainda ronda o jogo. Por mais que as pistas mudem, depois de algumas horas a sensação de déjà-vu aparece.
O Parque de Corrida, tenta driblar essa sensação de repeteco com seis modos diferentes, desde torneios para coletar anéis até tiroteios com luvas de boxe. É divertido, principalmente porque vencer rivais libera novas peças de customização, mas nem todos os modos mantêm o mesmo nível de empolgação.
Já a Prova de Tempo cumpre bem o que se propõe, é um treino direto contra o relógio. Funciona, mas não é onde a mágica acontece.
Sonic Racing: CrossWorlds permite jogar localmente ou online, mostrando o quanto ainda é divertido disputar corridas ao lado de amigos. O multiplayer local para quatro jogadores brilha de verdade, resgatando aquela energia caótica que nenhuma partida online consegue replicar.
Monte o seu veículo

Os carros são divididos em cinco categorias, turbo, velocidade, aceleração, pilotagem e potência; cada uma com suas vantagens e desvantagens. Além disso, todos (exceto pelas pranchas) podem ser customizados: frente, traseira, pneus, cores e adesivos garantem um toque pessoal. A transformação dos veículos durante as corridas é um dos pontos altos, adaptando o veículo ao terreno e mantendo a corrida imprevisível. A exceção fica para os skates voadores, que não possuem transformações e acabam soando limitados diante do restante.
A ausência de microtransações abusivas também é um respiro bem-vindo. Todas as peças de carros e modos secretos são desbloqueados jogando, e embora isso exija dedicação, reforça a sensação de conquista a cada vitória. Mas o mesmo não pode ser dito dos personagens, já que eles começam todos disponíveis e outros chegam por DLC.
Um elenco de peso

Com 24 personagens iniciais, o elenco é variado e, de certa forma, ousado. Temos Sonic e sua turma, claro, mas também a inesperada Hatsune Miku. Futuras DLCs já prometeram aparições de figuras como Joker (Persona 5) e até Bob Esponja. É divertido ver essa ousadia, mas ao mesmo tempo fica uma ponta de frustração: por que não investir mais em clássicos da própria SEGA em vez de depender tanto do fator “surpresa”? O grandioso… pausa para respirar porque o nome é grande… Sonic and Sega All Star Racing Transformed trazia uma vasta gama de personagens da Sega.
Música e atmosfera

A trilha sonora cumpre bem o papel de manter a adrenalina, mas sofre com algumas faixas que rapidamente ficam enjoativas. Por outro lado, o detalhe de ouvir a torcida vibrando na última volta é genial, criando uma atmosfera de corrida real que prende o jogador até a linha de chegada.
Considerações finais

Sonic Racing: CrossWorlds brilha nas corridas cheias de adrenalina, na variedade de customização que realmente recompensa o esforço do jogador e também brilha na troca de mundos em tempo real. A diversão é garantida para todos, mas com certeza vai se comunicar ainda mais forte para os fãs do ouriço azul e sua turma.
Distribuidora: SEGA
Desenvolvedor: Sonic Team
Gênero: Corrida
Disponível para: PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X/S, Nintendo Switch, Nintendo Switch 2 e PC
Data de lançamento inicial: 25 de setembro de 2025
