Em entrevista à GameSpark, o produtor Motoi Okamoto e o diretor Al Yang explicaram que Silent Hill f foi projetado com um foco maior em combate. Al Yang afirmou que eles queriam evitar repetir a velha fórmula de Silent Hill 2 indefinidamente e por isso deram mais destaque à ação.
Okamoto complementou que ao introduzir elementos de ação mais intensos, o jogo poderá conquistar jogadores que nunca experimentaram a franquia, especialmente entre as gerações mais jovens. “Jogos de ação desafiadores têm ganhado popularidade entre jogadores mais jovens, então incluir esses elementos nos faria ressoar bem com quem é novo na série.”
De acordo com previews divulgados, o combate enfatiza ataques corpo a corpo, esquivas, contra‑ataques e o novo modo Focus, que desacelera o tempo ao ativar, permitindo golpes mais certeiros. Esse sistema consome uma barra de sanidade que, se esgotar, causa dano à Hinako. Já as armas possuem durabilidade e exigem reparos com kits específicos.
Silent Hill f se passa no Japão dos anos 1960, na cidade fictícia de Ebisugaoka, que foi mergulhada em uma névoa sombria. A protagonista Hinako Shimizu é uma colegial que deve enfrentar criaturas perturbadoras e resolver puzzles com raízes psicológicas ligadas à cultura japonesa.
Silent Hill f será lançado em 25 de setembro para PS5, Xbox Series e PC. O lançamento marca o primeiro título inédito da série em mais de uma década.
