O lançamento da próxima geração de consoles pode não acontecer no cronograma inicialmente esperado, com possíveis adiamentos para além de 2028, de acordo com o Insider Gaming. A razão principal seria o aumento contínuo nos preços e a escassez de memórias RAM de alto desempenho, pressionados pela demanda massiva de infraestrutura de inteligência artificial.
Segundo o jornalista Tom Henderson, fontes ligadas ao caso afirmam que Sony e Microsoft estão debatendo internamente a possibilidade de adiar a próxima geração, anteriormente prevista para 2027, na tentativa de permitir que fabricantes de memória expandam suas capacidades produtivas e reduzam os preços das RAMs antes de uma produção em larga escala dos novos consoles.
A escassez de RAM tem sido agravada pela explosão da demanda por parte de empresas de IA, que precisam de grandes quantidades de memória para data centers, treinamento de modelos e aplicações de alta performance — pressionando o mercado global de componentes e afastando parte da oferta do setor de hardware de consumo, como videogames.
Essa falta de disponibilidade tem inflacionado os preços a níveis que podem influenciar diretamente o custo de fabricação dos consoles e também levar a preços de venda mais altos que o planejado originalmente.
A lógica por trás do possível adiamento é que, se os fabricantes esperarem por um mercado de memória mais estável e com custos menores, o PS6 e o novo Xbox poderão ser lançados com preços mais competitivos ou margens de lucro menos apertadas, além de reduzir riscos de vendas fracas na estreia. Caso contrário, consoles que já exigiriam um investimento significativo em hardware de ponta poderão acabar com valores ainda mais altos, o que poderia desestimular os consumidores.
Além disso, os atuais PS5 e Xbox Series têm passado por aumentos de preço em várias regiões nos últimos meses, reflexo da mesma pressão inflacionária em componentes e logística, algo que já impacta o mercado de videogames mesmo antes da chegada da próxima geração.
Até o momento, nem a Sony nem a Microsoft comentaram oficialmente sobre qualquer atraso planejado para o lançamento do PS6 e do próximo Xbox, de forma que essas discussões ainda são especulativas e internas às empresas.