Na manhã deste quarta (23), a Nintendo assumiu que não conseguirá atender à demanda de pré-venda do Switch 2 no Japão. Em um post no X, o presidente da companhia, Shuntaro Furukawa, revelou que mais de 2,2 milhões de japoneses se inscreveram para reservar o console, superando as expectativas da empresa.
A pré-venda do Switch 2 está sendo realizada em um formato de loteria. Os interessados devem se inscrever para ter uma chance de reservar o console através da loja virtual da empresa, a My Nintendo Store. A ideia era atender a todos os pedidos em “ondas” – após a primeira seleção, eles partiriam para uma nova e assim por diante. Contudo, a quantidade massiva de inscritos está acima do que os estoques podem suportar nesse lançamento.
Furukawa não especificou quantas pessoas será possível atender na pré-venda, mas afirmou que “um número significante de clientes” não terá o Switch 2 no lançamento. Ao que tudo indica, a Nintendo se preparou ao máximo para garantir um grande estoque de consoles para a pré-venda, mas esse ainda é um problema bem comum de sistemas recém-lançados.
O Japão ainda receberá uma versão exclusiva e mais barata do Switch 2 que é limitada para a região – ou seja, ele funciona apenas no idioma japonês e será compatível apenas com jogos japoneses. A medida visa proporcionar uma alternativa mais viável ao público oriental, de modo que os impeça de exportar o console para outros países.
De todo modo, isso não chega a ser uma novidade no histórico da Nintendo. Tanto o Wii quanto o Switch sofreram uma longa escassez de estoques nos seus primeiros meses no mercado, quando a quantidade de pessoas interessadas era muito maior do que os consoles disponíveis à venda.
Por enquanto, ainda não há informações oficiais de quando a pré-venda do Switch 2 será iniciada no Brasil. Contudo, alguns rumores indicam que o console chegará ao mercado nacional custando entre R$ 4.100 e R$ 4.500.