A Konami retirou silenciosamente as versões digitais de Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots e Metal Gear Solid: Peace Walker da PlayStation Store e da Microsoft Store, deixando os fãs sem a opção de comprar os clássicos em formato digital enquanto se preparam para o lançamento de Metal Gear Solid Master Collection Vol. 2.
Sem aviso prévio, as páginas para compra desses títulos (MGS4 no PS3 e Peace Walker no PS3, PSP e Xbox 360) simplesmente desapareceram das lojas, impedindo novos downloads. Embora quem já tenha adquirido os jogos ainda possa baixá-los da sua biblioteca, a oferta para novos compradores foi removida, reacendendo o debate sobre preservação de jogos digitais e estratégias comerciais de grandes editoras.
A razão por trás da remoção parece estar ligada à Master Collection Vol. 2, que reunirá ambos os jogos, além de Metal Gear: Ghost Babel, em versões modernas para PS5, Xbox Series, Nintendo Switch 1 e 2 e PC. Essa coleção marca o fim da exclusividade de Metal Gear Solid 4 no PS3 após quase 20 anos.
Apesar da coletânea gerar entusiasmo, a remoção dos jogos originais causou frustração entre parte da comunidade, especialmente em jogadores que ainda utilizam consoles antigos ou preferiam adquirir as versões digitais originais.
A Konami não divulgou comentários oficiais sobre a remoção. Enquanto isso, aqueles que não possuem as versões originais precisarão esperar até o dia 27 de agosto para jogá-las na Master Collection Vol. 2.