De acordo com um novo rumor de bastidores, a história de GTA VI foi cancelada três vezes até que finalmente pudesse sair do papel. A informação vem do usuário Fravilys do Medium, que até o momento não pode ser considerado uma fonte confiável, então encare tudo isso como boato.
O relato aponta que o excesso de cancelamentos no enredo foi um dos motivos que levaram Dan Houser a abandonar seu cargo de vice-presidente criativo na Rockstar.
A primeira versão da história envolvia um thriller de investigação ao redor de três personagens, mas acabou sendo abandonada em meados de 2016. A decisão veio da Take-Two, que classificou o enredo como algo muito sombrio para a franquia.
A segunda versão era centrada em dois protagonistas, uma policial e um traficante “tão insano quanto Trevor”, do GTA V. Os roteiristas passaram 1 ano e meio trabalhando nela, até que mais uma vez foi rejeitada pela Take-Two (os motivos não foram revelados).
Já a terceira versão nasceu do segundo protótipo, substituindo a policial feminina por um ex-soldado afro-americano que havia acabado de sair da prisão e acabaria entrando de cabeça no mundo do crime. Essa ideia foi rejeitada em março de 2019, levando Dan Houser a abandonar o projeto.
Por mais duvidosas que sejam as informações, isso explicaria parte dos motivos pelo qual o jogo demorou tanto para ver a luz do dia. As histórias também se encaixam com o antigo codinome Project Americas, que foi usado na época que o jogo supostamente teria múltiplas cidades envolvidas.
GTA VI será lançado em 26 de maio de 2026 para PS5 e Xbox Series.