A BioWare teria apresentado um remaster da trilogia original de Dragon Age diversas vezes para a EA, mas todas as tentativas de relançar os jogos foram rejeitadas pela publisher. A informação foi revelada por Mark Darrah, veterano da BioWare e da franquia, em entrevista ao youtuber MrMattyPlays.
Darrah destacou que, apesar da EA ter aprovado remasters de outras franquias como Mass Effect, Need for Speed e Burnout, o mesmo tratamento não foi estendido a Dragon Age. Ele chegou a propor um rebranding como “Champions Trilogy”, reunindo os heróis principais de cada jogo, mas a abordagem também foi rejeitada pela empresa.
Além disso, as dificuldades técnicas complicam ainda mais a viabilidade de um projeto desse tipo. O diretor criativo John Epler ressaltou que apenas cerca de 20 pessoas permanecem na BioWare com conhecimento sobre a velha Eclipse Engine, utilizada em Dragon Age: Origins e Dragon Age II. Essa escassez de expertise torna o processo de remasterização mais complexo em comparação com a trilogia Mass Effect, que foi desenvolvida na Unreal Engine 3.
Em resumo, apesar da paixão da equipe e do apelo dos fãs, a combinação da recusa constante da EA torna um possível remaster dos primeiros Dragon Ages improvável – especialmente após o fracasso comercial de Dragon Age: The Veilguard, que certamente colocou a franquia em uma situação mais delicada.
Para Darrah, a EA é “contra remasters”, o que ele particularmente afirma achar bizarro. “É estranho para uma empresa de capital aberto. Eles basicamente parecem ser contra dinheiro grátis”.
