Uncharted: Coleção Legado dos Ladrões (PC) – Review

O review de Uncharted: Coleção Legado dos Ladrões foi realizado com uma cópia do jogo disponibilizada pela PlayStation

A essa altura do campeonato já estamos acostumados com os exclusivos do PlayStation chegando aos PCs, minha cabeça já nem buga mais ao ver os comandos de um controle de X-box em um God of War, Spider-man e etc.

Agora chegou a vez de Uncharted: Coleção Legado dos Ladrões, que traz o quarto jogo numerado da franquia,  Thief’s End, e o stand alone Lost Legacy. Confira o que achamos das aventuras de Nathan Drake e Chloe Frazer nos PCs.

Diversão em dose dupla

Uncharted é uma franquia de sucesso e Thief’s End traz um Nathan Drake mais velho, casado com Elena e já aposentado da vida de explorador, arqueólogo e ladrão. Porém, ao saber que seu irmão Sam ainda está vivo, Drake parte ao lado dele para encontrar Libertalia, uma ilha perdida que esconde um gigantesco tesouro.

Já em Lost Legacy temos uma dupla um tanto improvável, Chloe Frazer e Nadine Ross, que se unem para encontrar a Presa de Ganesha, um artefato indiano que deve ser achado antes de Asav, um líder rebelde que desejar começar uma guerra civil.

Mas qual tem a trama melhor desenvolvida? Você deve estar se perguntando. Com certeza é Thief’s End, por se tratar do jogo que encerra toda a história protagonizada por Nathan Drake, o rosto Uncharted. Na trama somos levados para várias regiões com biomas diferentes, valendo destacar a exploração em uma área de Madagascar, onde somos brindados com gráficos e uma direção de arte sublime. Os personagens são mais desenvolvidos e temos mais afeição a eles por acompanhá-los desde os outros jogos da franquia. Vale mencionar o final, que é uma grande homenagem para quem se aventurou em todos os outros títulos de Uncharted.

Já Lost Legacy é muito mais contido em sua história, a trama não traz grandes reviravoltas e se passa praticamente em um só lugar, exceto pelo início do jogo que se passa em uma região mais urbana. Porém, não pense que ele inferior em qualidade ao Thief’s End. A história é gostosa de acompanhar e tem a duração certa para entreter e te deixar satisfeito. A interação entre Chloe e Nadine me fez querer ver mais delas em possíveis continuações.

Jogabilidade simples e eficaz

Uncharted nunca teve uma jogabildiade complexa, sempre foi bastante linear quanto a isso, mas Thief’s End trouxe algumas novidades, como a exploração de pequenas regiões, além da “cordinha” que te ajuda a balançar de um lado para outro e auxilia bastante na exploração.

Porém os combates não trazem tanta novidade, busque um lugar para se proteger, mate seus inimigos, avence, resolva puzzles e aquilo tudo que já estamos acostumados. Mesmo assim o jogo não fica cansativo, pois sua trama é bem amarrada e instigante, e os puzzles não são tão complexos a ponto de te fazer desistir.

Eu diria que o ponto fraco fica por conta do combate corpo-a-corpo que ainda funciona de forma meio desengonçada e nada orgânica.

Visualmente bonito, mas…

Graficamente a coleção traz gráficos estonteantes, aqui a Naughty Dog chegou a outro nível no que se refere a gráficos, design de personagens, cenários e principalmente na construlção das cutscenes.

Os gráficos dos personagens junto com as expressões faciais trazem um realismo pouco visto na indústria dos vídeo-jogos e dão ainda mais carisma aos personagens.

Porém, tudo isso já era visto no PlayStation 4. Essa coleção não traz nenhuma grande melhoria como foi o Ray Tracing em Marvel’s Spider-Man Remastered.

Para quem é esse jogo?

Embora Uncharted: Coleção Legado dos Ladrões traz um excelente port de dois excelentes jogos, fica a pergunta “No PC, para que é essa coleção?” pois Uncharted 4 depende dos outros jogos para que você se aprofunde na trama dos personagens e compre a nova jornada de Nathan Drake.

Já Lost Legacy depende também dos jogos antecessores, particularmente Uncharted 2 e 3, por conta da Chloe aparecer neles e deixar sua marca registrada nos fãs.

Quem for jogar no PC sem nenhum conhecimento prévio vai se divertir, mas pegará uma saga da metade para o final, sem entender algumas referências, diálogos e acontecimentos que são mencionados pelos personagens. O mais correto seria ter lançado Uncharted: The Nathan Drake Collection nos PCs antes da Coleção Legado dos Ladrões.

Considerações Finais

Uncharted: Coleção Legado dos Ladrões traz dois jogos essenciais para a conclusão da saga, agora é a vez dos PC Gamers se encantaram com a história dos ladrões mais carismáticos dos games. Todas as qualidades dos jogos no console da Sony estão presentes aqui. Sem falar do preço que é praticamente dois títulos pelo preço de um. Infelizmente, pela falta dos antecessores, fica a sensação de estar pegando uma história no meio, mas nada que resumos na internet não resolvam.

Distribuidora: PlayStation PC
Desenvolvedor: Naughty Dog LLC e Iron Galaxy Studios
Gênero: Ação, aventura
Disponível para: PC
Data de lançamento inicial: 19 de outubro de 2022

Para ler mais reviews clique aqui.