Samurai Shodown, preso ao passado – Review

wp4402197

*A análise de Samurai Shodown foi feita com uma cópia do jogo para PC, cedida pela SNK.

Samurai Shodown não é uma franquia conhecida do grande público, e diria até entre os novos jogadores do gênero de luta. Seus tempos de ouro ficaram nas gerações passadas, mais precisamente entre o Super Nintendo e PS1, desde então a única franquia de luta envolvendo armas brancas que conseguiu se manter relativamente relevante foi Soul Calibur… que também estava sumida até tempos atrás.

Entretanto a SNK vem tirando a poeira de suas franquias e trazendo-as de volta ao mundo dos jogos tanto casuais quanto competitivos, primeiramente com The King of Fighters 14 e agora com Samurai Shodown que já foi lançado para os consoles e agora chegou aos PCs.

Um Esquema de Luta Diferente

Samurai Shodown tem um esquema de combate bastante diferente do que temos no mercado atual de jogos de luta, afinal não lutamos com socos e chutes, mas sim com lâminas e outras armas brancas. Por isso não espere combos mirabolantes encaixados em momentos certos, aqui a distância de cada arma deve ser levada em consideração e um movimento errado pode definir toda a luta.

Temos quatro tipos de ataques divididos entre: fraco, médio, forte e físico (que seria soco ou chute). Cada um desses ataques tem sua vantagem e desvantagem. Por exemplo, você faz o ataque forte que faz mais dano, entretanto se o inimigo conseguir refletir o esse ataque (o famoso parry) você terá sua guarda completamente comprometida o que abrirá um espaço para um contra-ataque, mas aqui está outro plot twist, você pode evitar esse contra-ataque usando as mecânicas que você vai aprendendo enquanto estuda cada personagem.

Temos também os golpes especiais que ajudam a virar a lutar ao nosso favor quando usados em momentos certos, e esses golpes só podem ser usados uma vez durante a luta.

O combate de Samurai Shodown pode parecer simplório em um primeiro momento, mas depois de jogar alguns minutos você ficará surpreso com o que pode acontecer em uma luta.

Por se tratar de um estilo de combate diferente e uma franquia de jogos não muito conhecida, recomendo ir no modo de treino antes de se aventurar nas lutas offline. Por que me referi só ao offline? Bem, sim, ele tem o modo online, mas já vamos chegar nele. Seja paciente como um samurai!

Arcade como História

Samurai Shodown não possui um “modo história” propriamente dito. Sim, a opção está lá mas não espere encontrar uma campanha como temos em outros jogos de luta atualmente. Aqui ela é apresentada como um modo arcade, onde escolhemos o nosso personagem, ouvimos um pouco sobre seu papel dentro da trama principal, avançamos enfrentando personagens e sendo interrompidos por pequenas cutscenes entre algumas lutas pré-determinadas até chegarmos a grande chefe do jogo, e acredite seu visual é um tanto assombroso! No final temos algumas artes bem desenhadas mostrando o final de cada personagem.

A dificuldade da campanha é honesta, e ajuda o jogador a aperfeiçoar sua técnica de combate com cada personagem até encontrar um com quem se afeiçoe mais.

Entretanto, como em um bom modo arcade clássico, a honestidade da dificuldade acaba quando chegamos na última chefe! Ela não pegará leve e vai exigir o máximo de suas capacidades físicas.

Em tempos onde cada franquia tenta consolidar um modo história cinematográfico, com tramas elaboradas e personagens cativantes, Samurai Shodown aposta no jeito antigo de se contar uma história e desperdiça um bom momento para apresentar sua franquia de personagens carismáticos aos novos jogadores.

Estilo Gráfico

Os gráficos de Samurai Shodown não são o primor que se espera atualmente. Seu estilo cartoon com traços pretos e manchas de nanquim lembram bastante o que já foi feito em Street Fighter IV, mas sem o esmero da concorrente. Os personagens possuem um visual genérico, se destacando um ou outro dentro da galeria de lutadores.

O título apresenta um modo mais gore, onde podemos finalizar o inimigo partindo-o ao meio, algo que não acrescenta em nada e demonstra a fraca qualidade gráfica.

Tudo bem, os gráficos do jogo não são esse lixo todo que fiz parecer ser, e os cenários são até bonitos, destacando Mikatagahara Field, que lugar lindo! O que o jogo também faz bonito são as trilhas sonoras, sempre animadas e combinando com os cenários das lutas, sem abandonar aquele sentimento oriental que o jogo busca manter.

Duelo de Lâminas

Os modos offline não são muito diferentes do que temos dentro do gênero dos jogos de luta. Todos consistem em derrotar o maior número de oponentes possíveis, mas ainda sim são divertidos dentro de suas propostas e nos ajudam a liberar algumas peças da galeria, seja art work, músicas, etc.

Aparentemente a invasão mongol na ilha de Tsushima que aconteceu em Ghost of Tsushima varreu todos os samurais do planeta. Pois não encontramos nenhuma única alma viva para conseguir formar uma partida nas vezes em que tentamos jogar online.

Considerações Finais

Samurai Shodown não é um jogo que irá atrair novos jogadores, pois não traz nada de muito atrativo e o que traz busca fazer igual ao que era feito anos atrás. Talvez agrade aos fãs que estavam órfãos da franquia.

Distribuidora: SNK
Desenvolvedor: 
SNK
Gênero: Luta
Disponível para: PlayStation 4, família Xbox One, Switch e PC.
Data de lançamento inicial: 2019 para os consoles e 11 de jun de 2020 nos PC.

Para ler mais reviews clique aqui.