Marvel’s Spider-Man Remastered (PC) – Review

1105456 1

O review de Marvel’s Spider-Man foi realizado com uma cópia do jogo disponibilizada pela PlayStation

Não é mais novidade essa história da Sony lançar seus jogos exclusivos para o PC. Já foram diversos títulos lançados e todos eles foram analisados aqui pelo Portal do Nerd e claro que com Marvel’s Spider-Man Remastered não poderia ser diferente!

Antes, gostaria de deixar claro que o foco da análise é falar das diferenças entre as versões de PC e console, para uma análise da campanha de forma mais detalhada confira ela aqui.

O mesmo jogo, só que diferente

Spider-Man com o uniforme do Quarteto Fantástico

Marvel’s Spider-Man Remastered, ainda é exatamente o mesmo jogo do PS4, se comparado com a versão Game of the Year, que traz todas as DLCs do game. Tá, não exatamente, sua história ainda é a mesma, as missões também, mas o título trouxe aquela mudança polêmica do rosto do Peter, dando a ele uma aparência mais jovial que não condiz tanto com a figura experiente que o jogo tenta apresentar; outra mudança relacionada ao jogo de PS4 é a opção de escolher o tipo de teia para atacar os inimigos, que antes era segurando o L1 e usando o R1 para disparar a teia escolhida, mas agora basta segurar R1 (ou RB) e apertar o mesmo botão para disparar, convenhamos que é uma mudança pequena mas deixou essa parte mais dinâmica.

“Desempenho e gráficos melhorados para curtir a melhor versão do Amigão da Vizinhança”

Por se tratar do Remastered lançado para o PS5, o jogo também traz grandes melhorias gráficas e de performance no PC. Os loadings são extremamente curtos, tanto que nem vi aquela tela do Aranha fazendo pose enquanto carrega para o mapa, e olha que o meu computador nem tem SSD.

Olha esses reflexos, olha esses raios de luz!

“Cadê o Spider-man!”

Nem falo do reflexo que o “miranha” tem na hora de fazer suas esquivas do, mas sim do tal Ray Tracing que tantos falam hoje em dia. A placa de vídeo usada para rodar Marvel’s Spider-man Remastered foi uma RTX 2070, e ela aguentou o tranco quando o efeito era ligado com o máximo de qualidade, mas claro que boa parte da performance foi sacrificada. Se antes o título rodava a 60 fps, com o Ray Tracing ligado o desempenho caiu para 30-40 fps uma oscilação constante que pode chegar a atrapalhar.

Olha a diferença em Marvel’s Spider-Man Remastered

O Ray Tracing vai deixar seu jogo muito mais bonito, mas você é quem decide se quer qualidade gráfica ou performance… ao menos que você tenha uma 3080, aí acho que você não terá muitos problemas.

O ponto fraco da versão de PC de Marvel’s Spider-Man Remastered , mas isso nem é culpa do jogo, é achar a configuração gráfica bacana para sua máquina. Vai ser necessário alguns testes até achar a combinação ideal e por sorte você não precisa reiniciar seu game para aplicar as alterações.

O melhor Aranha fora dos quadrinhos

Muitos especialistas se indagam sobre “qual é o melhor Homem-Arannha, Tobey Maguire, Andrew Garfield, ou Tom Holand?”, claro que se fomos analisar friamente o melhor é o do Andrew Garfield (porém, vocês não estão prontos para essa conversa), mas até ele perde para a adaptação de Marvel’s Spider-Man Remastered da Insomniac.

Aqui temos  um Peter Parker e Homem-Aranha bastante fidedignos de sua obra original, em uma história que mostra que um grande poder vai trazer uma grande responsabilidade. Nessa história o Homem-Aranha já atua em Nova York há mais ou menos oito anos e por isso já tem sua galeria de vilões bastante recheada. Por isso, não espere ver um Peter em início de carreira ou aprendendo algo novo, aqui ele já domina seus poderes e a história já parte do pressuposto que você sabe o passado do personagem, então sobra bastante tempo para desenvolver o vilão principal e outros personagens mais secundários.

“Mais uma versão que a Sony acertou ao adaptar para o PC”

Toda a trama de Marvel’s Spider-Man Remastered é contada de forma orgânica o que facilita a criação de personagens carismáticos, mesmo você já conhecendo muito bem algum deles. Por exemplo, no abrigo FESTA eu sempre tentava interagir o máximo possível com a tia May, devido o carinho maternal que ela tem com o Peter, apesar dele sempre chamar ela só de “May”! O que é isso? ela virou só um mês agora? Cadê o respeito Peter?

Por ter jogado a versão do PS4 primeiro, demorei um pouco para me adaptar com o novo rosto do Peter, mas nada que vá atrapalhar jogadores de primeira viagem.

Nova York, a cidade que nunca dorme

Sem sombra de dúvidas essa é a melhor representação da Grande Maçã já vista em um jogo do cabeça de teia. Em Marvel’s Spider-Man Remastered, a cidade parece respirar a cada nova jogatina, enquanto você balança pelos prédios pode ver pássaros voando e fumaça saindo dos prédios. Já no chão, a cidade é ainda mais viva, os civis falam com o cabeça de teia, até tentam tirar fotos com você, ou mostram onde bandidos estão agindo; enquanto explora a cidade você vai se deparar com pequenos engarrafamentos, vendedores ambulantes, pequenos acidentes de trânsito entre outras situações de uma grande metrópole.

O balançar do Spider-Man aqui encontra sua melhor forma. Tudo flui perfeitamente, como se os desenvolvedores adivinhassem o que você queria fazer na hora de explorar a cidade. Em pontos específicos você até mesmo consegue passar entre alguns objetos.

Para quem gosta de caçar itens coletáveis, prepare-se para um prato cheio. Aqui existem diversos itens espalhados pela cidade que vão te ajudar a desbloquear novas roupas para o Homem-Aranha, e muitas dessas roupas dão novas habilidades ao herói.

Dublagem espetacular, mas tem aquele porém…

O melhor Pter Parker e melhor Spider-man

Quem for jogar Marvel’s Spider-Man Remastered em PTBR não vai se decepcionar. Diego Marques entrega uma voz perfeita ao Cabeça de teia, intercalando excelentemente entre os momentos mais sérios do herói até o típico sarcasmo do cabeça de teia na hora de enfrentar os vilões.

Outra que vale a pena destacar é Mauro Ramos, que aqui dublou J.J.Jameson, sempre que o seu podcast aparece no rádio do Peter podemos esperar uma grande interpretação do ator, que de um jeito bastante espalhafatoso consegue trazer toda a personalidade ranzinza do ex-chefe do Clarim Diário e gerando boas risadas de quem escuta.

O “porém…” do título fica por conta dessa besteira da Marvel não permitir que os dubladores falem os nomes do herói e vilões no nosso idioma, fazendo com que tenhamos que ouvir frases estranhas “Seu amigão da vizinhança, o Spider!”.

Considerações Finais

Deu ruim para o Spider-man

Marvel’s Spider-Man Remastered é a versão definitiva para quem não teve a oportunidade de jogar essa obra de arte no PlayStation. Aqui você terá todas as DLCs do jogo original, além de um desempenho e gráficos melhorados para curtir a melhor versão do Amigão da Vizinhança. Mais uma versão que a Sony acertou ao adaptar para o PC e que venha Uncharted: Coleção Legado dos Ladrões.

Distribuidora: PlayStation PC
Desenvolvedor: Insomniac Games, Nixxes Software
Gênero: Ação, aventura
Disponível para: PCs
Data de lançamento inicial: 12 de agosto de 2022

Para ler mais reviews clique aqui.