Guia de bolso para a série Souls

23c1e94c16e634e19b2e10300ddb3477

 

A franquia Souls já é conhecida pela sua filosofia de que o jogador para concluir um de seus  jogos deve enfrentar a alta dificuldade  sempre aprendendo com seus erros, se superando e morrendo (morrendo muito), porém, este método só é possível de ser posto em prática por aqueles com mais paciência, com uma maior tendência de se adaptar ao seu estilo de jogabilidade mais lento e pessoas com um histórico mais extensos em RPGs. Para facilitar um pouco as coisas o Portal do Nerd preparou pra você uma lista de dicas essenciais pra você que quer iniciar sua jornada épica no grandioso universo da série e para você jogador veterano que vai se lembrar de ter morrido sem saber daquilo. Então vamos nessa.

1.Comece pelos primeiros: Eu sei que Dark Sous III está em destaque e que a vontade de jogar é muita, porém, se você não jogou o Dark Souls original ou Demon’s souls, corra atrás de jogar, não apenas pela história, mas também por se tratarem de jogos com sistemas mais simples de atributos para a construção do personagem, o que vai ajudar você a se situar e também por proporcionarem uma bela jornada na qual você não vai se arrepender de embarcar.

2.Sua classe inicial não define seu personagem: Não fique tenso na hora de escolher a classe inicial do seu personagem, já que a classe dele e por consequência a sua forma de gameplay serão moldados de acordo com a sua progressão no jogo, portanto é possível começar com um personagem cavaleiro e transformá-lo num mago por exemplo.

3.Teste as classes: Todo jogo da franquia conta com uma área inicial que servirá como um (doloroso) tutorial, então crie diferentes personagens ultilizando as classes com as quais você queira jogar e veja com qual você se adapta melhor. As classes com melhores equipamentos são melhores para jogadores menos experientes e as classes de feiticeiros tornam tudo um passeio no parque (um parque bem perigoso, de noite, em chamas, no submundo de Hades).

4.Calcule sua stamina: Em qualquer Souls sua stamina é de igual ou até mesmo de maior importância que o seu HP dependendo da sua classe, ela é representada por uma barra verde no canto superior esquerdo da tela. A stamina que determina o quanto o seu personagem pode correr, bater, esquivar e até mesmo quantos golpes ele é capaz de defender com o escudo sem abrir a guarda. O macete é medir a sua stamina através do número de ataques e rolamentos que você é capaz de efetuar com ela em seu estado atual, evitando assim que você tenha que tirar os olhos do inimigo com muita frequência durante batalhas mais complicadas.

5.Acenda e descanse em todas as fogueiras: As fogueiras são referentes ao Dark Souls, porém em Demon’s o sistema de checkpoint é bem similar, são pontos espalhados pelo mapa que devem ser ativados manualmente pelo jogador e além de servirem como ponto de respawn, também recuperam seu HP e tiram status negativos, portanto ache e ative todos eles. O porém é que estes pontos também trazem todos os inimigos comuns de volta à vida quando o jogador morre ou interage com eles (você não achou que seria tão fácil, achou?).

 

6.Descanse: Por se tratarem de jogos difíceis, os Souls tendem a estressar e frustrar muito em certas partes, como por exemplo um boss mais complicado (todos menos o pinwheel) ou até mesmo partes com inimigos mais chatos (se ver algo rodando na sua direção corra pras colinas), e às vezes o melhor a se fazer é desligar o vídeo game, tomar um achocolatado, assistir alguma coisa ou até mesmo tirar um cochilo, é provável que com a mente mais descansada você consiga passar da bendita parte que te fez questionar o porquê de estar jogando aquilo ou até mesmo o próprio sentido da existência e gerado a famosa quebra “acidental” de algum teclado ou controle (dois controles de ps3 no meu caso, malditos Kenan e Kel no NG+).

7.Aprecie com moderação: Os itens de cura são os seus melhores e provavelmente únicos amigos durante suas aventuras, então zele por eles e apenas os use caso seja necessário, já que todos eles são finitos ou possuem o uso limitado, o seu item principal de cura em Dark Souls por exemplo, o frasco de Estus, só recupera o número de vezes que pode ser utilizado quando o jogador descansa nas fogueiras.

8.Explore: A exploração é parte fundamental para que se tenha um bom desempenho futuro no jogo, já que itens e NPCs importantes são encontrados em lugares bastante peculiares e geralmente estão sendo guardados por um inimigo mais forte.

9.Não seja ganancioso: O sistema de level up e troca do jogo funcionam através da mesma “moeda”, as almas (ou souls) são adquiridas derrotando os inimigos e através do uso de itens especiais, normalmente enquanto mais grotesca e difícil a criatura derrotada ou mais raro o item coletado, maior o número de almas adquirido através deles. A particularidade está no fato de que se o personagem for morto sem utilizar estas almas ele vai perdê-las e terá apenas uma chance de recuperá-las no exato local da sua morte, sendo que, se ele morrer novamente sem pegá-las, elas se perdem para sempre, portanto não leve consigo um número muito grande de almas, estabeleça um número máximo de almas para carregar de uma vez só em determinadas etapas do jogo e não o ultrapasse (os especialistas advertem, a perda de almas é a maior causa de choque espontâneo de controles contra a parede).

10.Controle sua ansiedade: Nas batalhas contra bosses é comum que seu dano não seja grande, porém é sim possível vencer através de tática e observação, conhecendo os movimentos dos chefes você se torna infinitamente mais efetivo contra eles, porém não vá ficar ansioso quando a barra de vida dele estiver baixa, pois isso torna mais possível que você abra mão das táticas e cautela apenas para terminar logo com aquela batalha e isso normalmente leva à morte do seu personagem e à necessidade e iniciar a batalha toda de novo, tendo isso em mente, mantenha a calma e lembre-se sempre de manter a guarda alta e reservar um pouco de stamina para realizar uma esquiva de emergência.

 

11.Escolha seu caminho: Normalmente após a conclusão do “tutorial” dos games, você será deixado para escolher livremente o caminho pelo qual você quer seguir, porém os jogos não contam com um sistema de mapa, então cabe a você decorar e descobrir os caminhos por conta própria. Uma maneira mais fácil (e dolorosa) de se saber se o caminho escolhido é compatível com o seu level, é observar a quantidade de dano que o seu personagem causa nos inimigos e vice-versa, portanto se o seu dano for medíocre e o inimigo te matar com praticamente um golpe, você provavelmente está no caminho errado.

12.Escolha suas batalhas: É comum nessa série você se deparar com algum inimigo que seja absurdamente difícil dependendo da sua classe e level atuais, no entanto você sempre tem a opção de evitá-lo e seguir em frente, porém lembre-se de que batalhas mais complicadas e inimigos mais difíceis normalmente te recompensam melhor.

13.Mantenha seus equipamentos sempre em bom estado e atualizados: É de extrema importância manter uma constante manutenção em seus equipamentos, seja reforçando ou reparando-os, porém tenha em mente que itens para o reforço de armas são extremamente limitados no começo dos jogos, portanto escolha bem o que deseja reforçar.

14.Pontos investidos em HP e Stamina nunca são pontos desperdiçados: Por mais que força, destreza, fé e conhecimento sejam atributos que permitem o uso de novos equipamentos e habilidades, o mais importante é manter vitalidade e fortitude em níveis no mínimo aceitáveis.

15.Seja cauteloso: Por mais medíocre que um inimigo possa parecer nunca o subestime, pois tenha certeza que ele tem plena capacidade de matar o seu personagem e desmerecê-lo só irá aumentar a sua frustração caso ele o faça.

 

16.Jogue online: Os recursos online da série Souls são bastante limitados, porém, muitos deles são mais que úteis.Online e através do uso de certos itens você é capaz de invocar outros jogadores e NPCs para o seu mundo em forma de fantasmas, que retornam aos seu respectivos mundos após a derrota do chefe da área.O progresso feito por um fantasma será válido apenas no mundo do host, a recompensa ganha são almas adquiridas através do abate de inimigos. O (bendito) porém é que o uso desses itens também permite que jogadores invadam o seu mundo como espíritos negros que buscam te matar. Outro recurso é o acesso a anotações deixadas por outros jogadores com dicas bastante úteis, trolladas que te levarão à morte ou com a boa e velha zoeira.

17.Controle seu peso: Os equipamentos utilizados pelo seu personagem em qualquer jogo da série atribuirão peso a ele e pra variar, enquanto melhor a defesa da armadura ou escudo e enquanto maior o dano bruto da arma por golpe maior o seu peso. Mobilidade é um elemento essencial para muitas das batalhas críticas com as quais você irá se deparar no jogo, portanto lembre-se de upar atributos que permitem ao seu personagem levar mais peso.

18.Seja ativo: Por mais que o mais seguro seja se defender atrás de um gigantesco escudo, não permita-se ser passivo, procure sempre estar em movimento, observando os ataques do seu oponente e buscando oportunidades para investidas, o bloqueio com escudo gasta grande parte da sua stamina quando é usado contra ataques mais fortes, por isso às vezes o melhor é desviar, poupando assim stamina o suficiente para ataques mais devastadores.

19.Busque a história: Muitos acusam a série Souls de não atribuir enredo aos seus jogos, a verdade é que a forma pela qual o criador Hidetaka Miyazaki conta a história por trás do universo dos seus games foge do convencional. Em sua infância Miyazaki lia livros em inglês, porém sem compreender completamente a língua, para resolver o problema, ele usava sua imaginação para criar pontes entre as partes que ele compreendia, assim é contada a história dos jogos, através de uma cutscene inicial, diálogos e textos encontrados nas descrições dos itens (os locais onde são encontrados e a quem eles pertencem também contam mais) e cabe ao jogador criar as pontes que conectam as partes do enredo, abrindo assim muito espaço para especulação e discussões entre os fãs, sendo essa uma das maiores fontes de entretenimento dos games, caso você se disponha a isso.

20.Vá à luta: Por mais desafiadores que os games possam ser, não desanime, busque conhecer seus inimigos, assim você estará em constante superação e se sentirá muito satisfeito quando for capaz de facilmente superar obstáculos que antes eram ditos impossíveis por você mesmo. Trace sua épica jornada e construa sua glória corrigindo suas falhas e treinando suas habilidades, é sobre isso que se trata a série Souls.

 

Extra: Não confie no careca do escudo.Nunca mesmo.