Faeria é uma excelente surpresa em seu gênero | Análise

[review_summary rating_label=”Recomendo!” positives=”Gameplay original
Gráficos lindos
Bom grau de dificuldade
Online balanceado
Bônus diário e missões dárias” negatives=”Partidas podem ser muito longas e repetitivas “] [rating title=”Gráficos” value=”9″]
[rating title=”Jogabilidade” value=”8″]
[rating title=”Som” value=”7″]
[rating title=”Diversão” value=”8″]
[/review_summary]

Em um gênero levemente saturado, Faeria chega agradando, mostrando belos gráficos, lindas cartas e uma jogabilidade um tanto original.

Faeria é um jogo indie, desenvolvido pela novata Abrakam SA, que saiu de seu acesso antecipado dia 8 de Março de 2017. No jogo temos como objetivo criar nossa própria trilha até o campo inimigo e atacar oponente, reduzindo seus pontos de vida à zero. Porém, para fazer tal percurso será necessário usar suas  cartas e montar estratégias!

O jogo começa a te envolver em sua atmosfera já no menu, exibindo belas artes de cenários e uma trilha sonora, que embora não seja marcante, cumpre o seu papel em compor o ambiente que cenário deseja passar.

Seu menu já é explicado no início do jogo, mostrando onde você precisar ir para comprar cartas, criar seu deck, ou criar cartas. Mas não pense que o jogo é um “ Pay to Win”, pois ele te oferece um bônus diário e missões diária, fazendo com que você ganha muito dinheiro para comprar boosters, ou memórias (cristais azuis) para criar cartas. Claro que existe aquela moeda básica que você compra com dinheiro real, ou ralando por quase um mês para libera-la no bônus diário, porém, o que se pode comprar com ela são apenas itens cosméticos, e um baú que pode te dar cartas mais fortes, mas acredite, isso não ajuda muito se não tiver uma boa estratégia.

E por falar em estratégia, vamos ao gameplay! Podemos dizer que Faeria nasceu de uma suruba entre Hearthstone, Magic e xadrez, pois em sua jogabilidade podemos ver elementos de todos esses jogos, como as manas (ou Faerias) necessárias para lançar uma carta, ou fazer algum efeito; as cartas de terrenos usadas para avançar no tabuleiro, ou jogar determinadas criaturas; e o tabuleiro em si, fazendo você pensar onde seria melhor posicionar cada criatura. Falando assim, parece um jogo complicado, mas tudo é explicado em português, de maneira rápida e sucinta e em poucos minutos você se sente o mestre das cartas (até jogar no online, mas em breve eu chego lá. Se acomode).

Por se tratar de um jogo de cartas, os outros modos de jogo não apresentam uma jogabilidade diferente um do outro. Eles se dividem em três: o Solo, que serve como um modo campanha, onde você avança liberando oponentes mais fortes e ganha certos prêmios para incentivar o seu avanço, aqui contém as fases de puzzle onde será necessário rachar a cuca para vencer seu oponente em uma única rodada; o modo Batalha, onde podemos jogar online (e ser humilhado) em partidas casuais ou ranqueadas; e o por último o modo Pandora, onde você monta um baralho especial e procura por outros jogadores para batalhar.

Depois de arrasar no modo Solo, era a hora de desbravar o modo Batalha, e comprei apenas uma caixa para ganhar mais cartas. Montei meu deck, com cartas que eu julgava poderosas e fui jogar as partidas online para fazer essa crítica…  E nunca fui tão humilhado em minha vida! Primeiramente o jogo consegue encontrar partidas de maneira bem rápida, a mais demorada levou pouco menos de um minuto e a mais rápida não foi nem 10 segundos. O jogo procura por oponentes de acordo com o seu nível, mas o nível do jogo e não o intelectual, por isso perdi as 7 de 7 partidas online que joguei.

Entretanto (sim meu jovem, sim minha jovam, agora vamos falar de pontos negativos), o jogo tem aqueles problemas de jogos de cartas. Se você não está acostumado com os jogos do gênero, então poderá achar as partidas um tanto demoradas, a maioria passa dos 15 minutos fácil, deixando um novato enjoado e desaminado (ainda mais se ele apanhar 7 vezes seguidas). E, como todo card game, ele se torna um tanto repetitivo, fazendo com que você jogue por mais ou menos uma hora e depois pare, para mais tarde voltar e jogar por mais uma hora.


Mesmo com esses poucos “poréns” Faeria é um jogo espetacular, com um gameplay fantástico e que te fará usar a cachola mais do que alguns outros jogos de cartas. É um excelente passatempo, mas não está livre dos mesmos problemas de outros jogos de cartas.

O jogo está disponível gratuitamente na Steam e também tem para iPad. Agora façam uma versão para android, por favor!